Herberth Sena faz alerta importante: “Precisamos monitorar a entrada da variante indiana do Covid em Natal”

Vereador está preocupado com a possibilidade da nova variante do SARS-CoV-2 chegar à capital. — Foto: Elpídio Júnior

O vereador de Natal, Herberth Sena, aproveitou seu horário na sessão desta terça-feira (25), na Câmara Municipal, para fazer um importante alerta. Ele está preocupado com a possibilidade da nova variante do SARS-CoV-2 originária da Índia chegar à capital potiguar e com as possibilidades de ampliação da capacidade de transmissão, aumento da letalidade e redução da eficácia das vacinas desenvolvidas contra a Covid-19. “Precisamos cobrar das autoridades dos governos estadual e municipal medidas preventivas, que garantam o controle nas entradas de Natal através dos portos, aeroporto e rodovias e que monitorem com maior atenção o contágio por esta nova variante do Covid”, disse Herberth Sena.

O alerta do vereador é pertinente. No último dia 16, equipes do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão realizaram a coleta de amostras de 24 tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, ancorado na costa de São Luís. Os testes revelaram que 15 das 24 amostras foram positivas para o novo coronavírus, sendo três de pacientes que apresentaram sintomas, um deles internado em um hospital privado de São Luís, e 12 de pessoas assintomáticas. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem evidências de que esta nova variante tenha maiores taxas de transmissão. No boletim semanal sobre a Covid-19, a entidade destacou o rápido aumento da prevalência da variante em vários países, o que é um alerta para o Brasil, que ainda tem apenas 10% da população vacinada”, constata Herberth.

O vereador é membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal e como tal, afirmou que se unirá ao deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) para levarem ao prefeito Álvaro Dias e à governadora Fátima Bezerra uma solicitação formal por reforço às medidas preventivas com o objetivo de barrar a entrada da variante indiana no nosso Estado. “A Prefeitura de São Paulo vai implementar uma triagem em passageiros provenientes do Maranhão no Terminal Rodoviário do Tietê a partir desta terça-feira (25), para tentar evitar a chegada da variante indiana do coronavírus na capital. Estamos no Nordeste e, portanto, mais próximos do Maranhão. Temos que pensar em ações eficazes para monitorar a entrada desta nova variante em Natal”, reforça Herberth Sena.