Projeto Movimento Sinfônico agita o final do mês de maio

Lançamento do Concurso Jovens Solistas, Webnário “A história da OSRN" e uma homenagem aos 15 anos de saudade de SIVUCA fazem parte da programação — Foto: Reprodução

Criada em março de 1976, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, realizou o seu primeiro concerto um ano após sua fundação. Inicialmente, com um quadro de 23 músicos efetivos, dos quais apenas cinco residiam na cidade do Natal. Hoje, a Orquestra conta com a realização de programas especiais que promovem o intercâmbio de músicos nacionais e internacionais, conteúdos de formação para jovens e muitas ações de acesso a música sinfônica para todos os públicos.

Para fazer um passeio histórico sobre esse patrimônio cultural do RN, a OSRN realiza no Programa Formação deste mês, um Webnário “A história da Orquestra Sinfônica do RN”, com a palestra de Miguel Kolodiuk, violoncelista que dedicou sua tese de doutorado em Música para estudar a “Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte: um enfoque histórico-cultural”. E para mergulhar em outros aspectos dessa história, o webnário conta com os convidados Linus Lerner, Olga Aranha, Ticiano Damore, André Muniz, Luís Antônio Paiva e Paulo Albino; a mediação fica por conta de Tatiane Fernandes, no dia 29 de maio, às 17h. O seminário virtual será exibido ao vivo pelo canal oficial da orquestra, no YouTube ( https://www.youtube.com/channel/UCH0Ui-ioCNEDxZ18Hvs6gvA).

Já na terça-feira, 25, acontece a live de lançamento do Concurso Jovens Solistas Aldo Parisot, às 20h, no Instagram da OSRN (@rnsinfonica). O Concurso foi criado no intuito de auxiliar e incentivar jovens instrumentistas em meio a pandemia da Covid-19. A primeira edição, em 2020, teve 144 inscritos. Realizado totalmente de forma remota, a etapa seletiva conta com especialistas e votação popular nas etapas finais e premiação em dinheiro para os vencedores. As inscrições para a etapa estadual iniciam na quarta-feira, 26, e seguem até o dia 20 de junho, com resultado da seleção no dia 30 de junho, às 20h.

E na quarta-feira, 26, às 20h, no canal oficial da OSRN, no YouTube, a série VideoHomenagem traz toda a nossa orquestra interpretando, no formato mosaico, a obra Feira de Mangaio, consagrando o mestre Sivuca, em alusão aos 15 anos de saudade.

Conhecido como Sivuca, Severino Dias de Oliveira (1930-2006) foi compositor, arranjador, multi-instrumentista, maestro e cantor brasileiro. Passeou por vários ritmos carregando sua sanfona com choros, frevo, forró, jazz, baião, música clássica e etc. O artista também se destacou pela atuação como produtor musical de discos, espetáculos e trilhas sonoras, levando a música brasileira a cenários internacionais.

Quem nunca ouviu os versos, “Mas é que tem um sanfoneiro no canto da rua fazendo floreio pra gente dançar” e se conteve em balançar os pezinhos para arrastar o ‘chinelo’?! Esse trecho faz parte da obra Feira de Mangaio, um forró-baião, composto por Sivuca e sua esposa Glorinha Gadelha, e interpretada inicialmente por Clara Nunes, em 1979. Uma verdadeira homenagem às feiras livres e à cultura popular brasileira que o público da OSRN vai poder conferir logo mais.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2021 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio do patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e da MAPA Realizações Culturais. Apoio G7 Comunicação.

Lançamento do Concurso Jovens Solistas, Webnário “A história da OSRN” e uma homenagem aos 15 anos de saudade de SIVUCA fazem parte da programação — Foto: Reprodução

Concurso Jovens Solistas Aldo Parisot

Live de lançamento: 25 de maio (terça-feira), às 20h – No Instagram @rnsinfonica

Inscrições: 26 de maio a 20 de junho de 2021 | Site: www.osrn.com.br

Série VideoHomenagem

Quando: 26 de maio (quarta-feira)

Horário: 20h |No canal oficial da OSRN, no YouTube

Webnário |A história da OSRN – Programa Formação

Quando: 29 de maio (sábado), às 17h

Inscrições: www.osrn.com.br

A OSRN é sua! Siga nossas redes sociais –

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCH0Ui-ioCNEDxZ18Hvs6gvA

Facebook – @rnsinfonica

Instagram – @rnsinfonica