Aluno da Atitude Cooperação lança “O Conto da Chapeuzinho Laranja” em novo formato

Ação faz alusão ao mês e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dia 18 de maio — Foto: Assessoria

Desde o início da pandemia, a Atitude Cooperação, juntamente com os professores, equipe técnica e voluntários, precisaram repensar suas ações e atividades oferecidas pela Instituição à comunidade, de forma que essas ofertas fossem recebidas pelo público alvo com eficácia e, o caminho escolhido foi o virtual e algumas vezes no formato híbrido.

Neste mês de maio, a Instituição chama a atenção da população, pela internet, para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dia 18 de maio. No entanto, desta vez, o grande passo para abordagem do assunto veio do aluno do Projeto Encena, Alisson Lima, que por meio do seu projeto pessoal nas plataformas digitais, “Me Conte um Conto”, traz ao público um novo formato para o “O Conto da Chapeuzinho Laranja”. A história traz em seu contexto uma Chapeuzinho bem informada e instruída por seus pais, expressando que crianças não podem confiar em estranhos. Propõe ainda que os pais e/ou responsáveis tenham o hábito de educar as crianças e adolescentes em prol da autoproteção.

O aluno e autor do conto, Alisson Lima, explica como surgiu a ideia do novo formato que leva informação ao público através das tecnologias. “Conforme fomos realizando intervenções sociais na ONG, após as formações sociopolíticas do Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente), fui amadurecendo, ganhando propriedade, espaço e voz para propor ideias de intervenções. E, com o intuito de experimentar uma plataforma e ferramentas novas, adaptei o conto que já havia escrito em 2020, para o formato de podcast. Por ser um tema delicado, busquei utilizar uma linguagem mais lúdica, informativa e reflexiva. Peço que nos ouça, reflita, multiplique o que foi passado na história e faça sua parte nessa luta”.

O podcast “O Conto da Chapeuzinho Laranja” foi lançado nesta terça-feira, dia 18 de maio, nas redes sociais da Atitude Cooperação (@atitudecooperacao) e também no Spotify, YouTube (www.youtube.com/c/MeConteUmConto) e Instagram do “Me Conte um Conto” (@meconteumconto). Para a produção, Alisson convidou Cyntia Soares, Jhonnatan Campos, Thais Caroline e Simone Soares e, a assistente social, Jeane Fonseca, todos da Instituição. A iniciativa tem parceria cultural da Atitude Cooperação, Unimed Natal, Diana Fontes Direção e Produção Cultural e Abrace Coletivo Artístico.

“Anualmente temos uma série de temáticas sociais que abordamos com os alunos, de forma presencial, como o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, combate ao trabalho infantil e tantos outros que são essenciais a nossa sociedade. No entanto, desde o início da pandemia tivemos que migrar para o mundo virtual e, percebemos que tudo que teve ou tem esse caráter virtual, aguça inquietações e curiosidades por parte dos nossos alunos que nos surpreendem, diariamente, com inúmeros talentos e iniciativas, como essa de Alisson. Fico extremamente feliz e orgulhosa em saber que esses jovens, são hoje, multiplicadores e passam com tanta propriedade o que aprenderam”, finaliza Jeane Fonseca, assistente social da Atitude Cooperação.

18 de Maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Trata-se de um dia de luta, que não deve se limitar ao dia 18 ou ao mês de maio, é necessário sempre estar alerta e garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Atitude Cooperação

A Atitude foi criada em 12 de setembro de 2006, a partir da iniciativa da cooperativa médica Unimed Natal (sua principal mantenedora). A organização atua nos bairros Bom Pastor e Felipe Camarão, localizados na zona Oeste da capital potiguar, promovendo ações e programas assistenciais que transformam a vida de centenas de crianças, jovens e suas respectivas famílias.