UFRN inicia matrícula de aprovados no Sisu 2021 na segunda-feira (19)

Primeira chamada será para 6.939 estudantes, que devem entregar a documentação até terça-feira (20). — Foto: Igor Jácome/G1

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inicia na próxima segunda-feira (19) o cadastro e a matrícula dos candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acordo com as notas obtidas na edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A primeira chamada será para 6.939 estudantes aprovados dentro do número de vagas. Eles devem enviar a documentação exigida pela UFRN entre os dias 19 e 20 de abril, exclusivamente pela internet (CLIQUE AQUI). Caso haja necessidade de retificação ou complementação, elas serão realizadas no dia 22 de abril, também através do mesmo site.

Esse será o primeiro ano de cadastro e matrícula 100% remotos, em virtude da pandemia da Covid-19. A lista de documentos necessários consta no edital de cadastramento e matrícula, disponível no site www.sisu.ufrn.br.

Neste ano, será implantado pela primeira vez o processo de heteroidentificação, ao qual serão submetidos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos. O procedimento será realizado por meio do envio de um vídeo individual, que será analisado por uma banca composta por três membros.

Já os candidatos que desejam preencher as vagas reservadas às pessoas com deficiência devem encaminhar exames e laudos comprobatórios, que serão analisados pela banca de validação de caráter multidisciplinar.

Os convocados dentro das vagas serão automaticamente matriculados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).Já os que não enviarem a documentação correta serão eliminados do processo seletivo e não serão incluídos em nova convocação.

A UFRN reforça que pedidos de cadastramento em prazos, horários e locais diferentes dos indicados no edital não serão aceitos.

Primeira chamada será para 6.939 estudantes, que devem entregar a documentação até terça-feira (20). — Foto: Cícero Oliveira

Vagas

A UFRN oferta 7.106 vagas para 119 cursos de graduação nos campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. Do total de vagas, 4.822 são para o primeiro semestre, que terá início em 7 de junho. As outras 2.284 vagas são para o segundo semestre, cujas aulas começam no dia 18 de outubro.

As vagas eventualmente não ocupadas na primeira chamada serão preenchidas em uma segunda chamada, sendo considerada a lista de espera disponibilizada pelo Sisu 2021. Para compor essa lista, os candidatos devem manifestar interesse no portal do Sisu em prazo estabelecido em cronograma do Ministério da Educação (MEC).

A convocação da segunda chamada na UFRN está prevista para o dia 3 de maio de 2021. Já o cadastro e a matrícula estão programadas para os dias 5 e 6 de maio, com retificação no dia 10.

Outras dúvidas sobre o processo de matrícula podem ser esclarecidas no edital ou exclusivamente pelo e-mail [email protected].