Lançamento de videoclipes, edital, ações sociais também fazem parte da programação para este ano — Foto: Divulgação

No ano passado, o projeto Som sem Plugs – assim como milhares espalhados pelo país – precisou moldar suas atividades em respeito às exigências sanitárias devido a COVID 19, e adentrou ainda mais ao ambiente virtual, colocando em prática e expandindo para o mundo, ações e trabalhos com significativos impactos socioculturais, como lançamentos de videoclipes, especial de São João Tributo a Elino Julião, edital “Música Transforma” e a ação social “Narrativas Musicais”. De forma remota, o Som sem Plugs chegou aos quatro cantos do Rio Grande do Norte e, além das fronteiras estaduais, com o melhor da arte e da música potiguar.

Para 2021 os desafios continuam, como: seguir com a propagação dos artistas do RN, a promoção de emprego para classe artística, profissionais da música, audiovisual, eventos e comunicação. Portanto, para dar continuidade a todas as atividades e objetivos desse projeto genuinamente potiguar, o Som sem Plugs anuncia as novidades da Temporada 2021 e, para iniciar com “chave de ouro”, uma super novidade, a realização da primeira edição do Festival Som sem Plugs, viabilizado pela Lei Aldir Blanc.

Festival Som sem Plugs nasce com base no lindo histórico traçado pelo projeto como o principal canal de divulgação da música produzida no RN e, com sua característica de sempre destacar a pluralidade da nossa música, aliado a extrema necessidade de dar suporte e visibilidade aos inúmeros profissionais envolvidos neste âmbito. O evento, que acontecerá de forma online, com duas datas de exibição no mês de abril, irá promover encontros musicais originais entre nomes da música potiguar, acompanhados por grandes musicistas locais, com captação e transmissão de alta qualidade. Tudo isso produzido e conduzido por profissionais que são referência na cena do audiovisual e, transmitido de forma totalmente gratuita através da internet. Em breve, o SSP divulgará os nomes de todos os artistas envolvidos.

Para que a produção seja possível, a organização seguirá todo o protocolo de segurança exigido pelas instituições de saúde no combate ao coronavírus. A equipe e artistas convidados passarão pelo teste da Covid; o uso da máscara é obrigatório; o álcool em gel 70% estará à disposição no local; será exigido o distanciamento entre as pessoas presentes e, todos os demais cuidados que possam garantir a integridade dos participantes do evento. O Festival Som sem Plugs é realizado pela Betapro Foto & Vídeo com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte. Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Conta ainda com os apoios do Senac/RN e Hotel Barreira Roxa, Grupo Dunas, Arte Musical, O Padeiro, Studio Arena, Letah e InterTV.

O evento será responsável por abrir o ano de belos e significativos trabalhos do Som sem Plugs e o diretor geral do projeto dá detalhes da ação. “Ano passado realizamos uma série de adaptações nos trabalhos para seguirmos com a nossa missão que é promover a riquíssima música potiguar para o mundo. Este ano não será diferente e, já abriremos a temporada com a realização online da primeira edição do Festival Som sem Plugs, no qual contaremos com um time de artistas renomados que farão apresentações exclusivas e outro time com os melhores profissionais do audiovisual do RN. O resultado disso será a entrega de um material de alta qualidade para o público, transmitido via web e, uma movimentação positiva da cadeia de produção cultural do estado”, comenta Felipe Campos Chaves, diretor geral do SSP.

Clipes, Especial Junino, Edital e muito mais

Vem muita coisa boa por aí! Logo após o Festival, tem o lançamento, em maio, do SSPCLIPOU!, que sempre entregará ao público um clipe musical de alta qualidade, com estética e estilo cinematográfico. Em junho, o Especial Junino e mais SSPCLIPOU! e, já em julho, abertura de mais uma publicação do Edital Música Transforma, tudo isso apresentado pela Cosern e Instituto Neoenergia, com o patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte através da Fundação José Augusto via Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura.

Com anos de existência e a atuação no RN, o Som sem Plugs está presente nas plataformas digitais ao alcance de todos. Acompanhe as novidades e participe junto com o projeto. Siga, curta e compartilhe com o mundo, o melhor da arte e da musicalidade potiguar!

Site – www.somsemplugs.com.br / YouTube www.youtube.com/somsemplugs e redes sociais @somsemplugs.