Nota de Esclarecimento das Aldeias Infantis SOS em Caicó enviada ao Blog A Fonte

Maior organização humanitária de apoio direto à criança no mundo, a Aldeias Infantis atua há 42 anos em Caicó. — Foto: Reprodução

A Aldeias Infantis SOS Brasil esclarece que não está encerrando suas atividades em Caicó, Rio Grande do Norte. Maior organização humanitária de apoio direto à criança no mundo, a Aldeias Infantis atua há 42 anos no município oferecendo não apenas Serviço de Acolhimento a meninos e meninas que perderam o direito parental, mas também diversos projetos de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, para garantir que os direitos das crianças e jovens não sejam violados.

Esses projetos, que incluem Escola de Pais, Juventudes Digitais, Musicalização Filarmônica Hermann Gmeiner, Projeto Travessia e Projeto Sonhar, entre outros, contam com o apoio financeiro de empresas e pessoas físicas para sua manutenção e continuarão atendendo centenas de famílias e crianças da região.

O Serviço de Acolhimento, no entanto, por ser uma atribuição pública – conforme estabelecido na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais – depende da manutenção da parceria com a Gestão Municipal. Sem apoio, este serviço promovido pela Aldeias Infantis se torna inviável.

Reforçamos que, durante todos os anos de atuação em Caicó, acolhemos centenas de crianças e adolescentes que necessitaram de cuidados em nossas Casas Lares. Seguiremos com nossos esforços para assegurar o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de manter os meninos e meninas a salvos de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Mesmo com o encerramento do Serviço de Acolhimento em Caicó, o trabalho de apoio às crianças, adolescentes e jovens e suas respectivas famílias seguirá por meio de outros projetos existentes, bem como nossa luta pelo direito à convivência familiar e comunitária.

Sobre a Aldeias Infantis SOS Brasil

A Aldeias Infantis SOS Brasil (SOS Children’s Villages International) é uma organização humanitária, sem fins lucrativos, não governamental e independente, que luta pelo direito das crianças, jovens e adolescentes a viverem em família. No mundo, é a maior organização de atendimento direto à criança. A Aldeias Infantis SOS Brasil advoga pelos direitos da infância e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar reposta a situações de emergência. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 136 países. No Brasil, atua há 53 anos e mantém mais de 70 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar, para que fiquem mais fortes, e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, a Aldeias Infantis SOS Brasil luta para que nenhuma criança tenha que crescer sozinha.