Governos de MG e GO paralisam os Estaduais; Copa do Brasil é afetada

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, decidiu suspender todos os eventos esportivos no Estado. — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Por Alexandre Fernandes, OneFootball — Nesta terça-feira (16), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, decidiu suspender todos os eventos esportivos no estado, a partir da próxima segunda-feira (22).

Na reunião entre o governo estadual e a Federação Mineira de Futebol (FMF), nesta terça-feira, entretanto, a quinta rodada do Campeonato Mineiro foi mantida para o fim de semana.

“O Governo de Minas informa que eventos esportivos, ainda que sem público e com transmissão televisiva, serão suspensos no estado em razão da onda roxa a partir da próxima segunda-feira (22/3)”, informou o governo mineiro.

No entanto, os horários das partidas entre sexta (19) e domingo (21) serão alterados para que possam se adequar ao toque de recolher da “Onda Roxa” do programa de enfrentamento à Covid-19, que prevê medidas mais duras para tentar conter o avanço da pandemia no estado, e tem validade de 15 dias.

“Nós realmente consideramos, como área técnica, incoerente a manutenção de qualquer tipo de jogo”, disse o secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti.

As partidas Marília x Criciúma e Mirassol x RB Bragantino, ambas pela Copa do Brasil, não poderão ser realizadas em São Paulo e Minas Gerais. Então, foram transferidas para o Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, e serão disputadas nesta quarta-feira (17).

Futebol parado também em Goiás

O governo estadual de Goiás também emitiu um decreto, nesta terça-feira (16), proibindo a realização de treinos e jogos de futebol em todo o estado por 14 dias, a contar desta quarta-feira (17).

A Federação Goiana de Futebol (FGF) ainda não se pronunciou sobre a decisão, mas, com o decreto já publicado no Diário Oficial do Estado, os jogos Iporá x Goiás, pelo campeonato estadual, e Ypiranga x Santa Cruz e Porto Velho x Ferrovário (CE), pela Copa do Brasil, já estão proibidos de serem realizados.