Ocupação de leitos críticos para Covid-19 atinge 100% nas regiões Oeste e Seridó

Os 50 leitos de UTI do Hospital São Luiz, em Mossoró, estão ocupados na tarde desta segunda-feira (15) — Foto: Isaiana Santos / Intertv Costa Branca

Por G1 RN — Todos os leitos críticos para Covid-19 nos hospitais das regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte estão ocupados. É o que aponta o sistema Regula RN, plataforma estadual que monitora as internações da doença, no início da tarde desta segunda-feira (15). A consulta foi realizada às 14h.

As duas regiões têm disponíveis 139 leitos críticos (de UTI e semi-intensivos), sendo 99 no Oeste e 40 no Seridó. Dois pacientes estavam na fila de espera aguardando por vaga em leitos críticos na região nesta segunda. Em todo o RN, são 109 pessoas esperando na fila (107 da região Metropolitana) para apenas 9 leitos críticos disponíveis.

Desde o início do mês de março as duas regiões, Oeste e Seridó, se mantém com taxas de ocupação acima dos 90%. No Rio Grande do Norte, a taxa de ocupação é de 97,3%.

Na manhã desta segunda-feira (15), três novos leitos foram abertos no Hospital São Luiz, em Mossoró. A unidade estava com 47 e passou a contar com 50. De acordo com a interventora responsável pela administração da unidade, Larizza Queiroz, os leitos foram abertos por volta das 9h.

“Em menos de dez minutos os três leitos foram ocupados. Dos três pacientes, dois são de Mossoró e o outro de Areia Branca”, disse.

O Hospital São Luiz dispõe do maior número de leitos de UTI para Covid-19 na região Oeste, que ainda conta com:

• 10 leitos no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró
• 10 leitos no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró
• 10 leitos no Hospital Regional Nelson Inácio, em Assú
• 14 leitos no Hospital Regional D.r Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros.
• 5 leitos no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi

Na tarde desta segunda-feira (15), 2 leitos da unidade de Apodi constavam como bloqueados.

Na região Seridó, os 40 leitos estão divididos entre Hospital Regional do Seridó em Caicó, onde funcionam 35 e os outros 5 são no Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos.

Dos leitos de UTI disponíveis em Caicó, 4 foram abertos na última sexta-feira (12), na tentativa de ampliar a oferta e absorver a demanda de pacientes na região.

“Nós tivemos a reversão de 5 leitos clínicos para intensivos e ficamos com um total de 35 leitos aqui no Hospital Regional. E após a imediata reversão, já houve a ocupação imediata desses leitos. Então, diante disso, nós vemos que realmente o quantitativo de pacientes precisando de leitos intensivos é grande”, explicou o médico Giordano Bruno, diretor Clínico do Hospital Regional do Seridó.

Em entrevista ao Bom Dia RN na manhã desta segunda-feira (15), o Secretário Estadual de Saúde Cipriano Maia afirmou que o Rio Grande do Norte passa pela “pior situação da pandemia” e que um novo decreto com medidas mais restritivas deve ser publicado na próxima quarta-feira (17).

Hospitais com 100%

De acordo com Regula RN, 21 dos 23 hospitais públicos do estado estão com 100% de ocupação dos leitos críticos para Covid-19. As exceções são o Hospital Giselda Trigueiro, com 87,5% de ocupação, e o Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, com 50%. A consulta foi realizada às 14h.