Objetivo é realizar ações para orientar a população sobre os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti — Foto: Divulgação

Começa a ser desenvolvido nesta segunda-feira (1º), em Caicó, o projeto de prevenção e combate à dengue, “Dengue mata, mude sua atitude”, desenvolvido pela coordenação do Centro de Controle de Zoonoses, realizado através da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Prefeitura Municipal de Caicó.

O objetivo é realizar ações para orientar a população sobre os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti, vetor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya, principalmente no período chuvoso nos bairros, Walfredo Gurgel, Paraíba, Alto da Boa Vista e Centro (próximo ao Hospital do Seridó), que são as áreas de maior índice de infestação predial no município.

O coordenador do CCZ, Luciélio Henrique, disse que “o Aedes Aegypti é um mosquito doméstico, que vive dentro de casa e perto do homem, com hábitos diurnos. O mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer”.

Ele disse ainda que o agente de endemias realiza anualmente 6 (seis) ciclos em sua zona de atuação em Caicó, passando a cada 60 dias no imóvel, realizando fiscalização, tratamento, eliminação e promovendo ações educativas. “Por isso é importante que a população comece a criar hábitos de fiscalizar depósitos que acumulem água em suas residências”, afirma.

Luciélio Henrique finaliza dizendo que “é de suma importância que os moradores tirem um tempo, pelo menos uma vez por semana, para fiscalizar depósitos que acumulem água dentro de suas residências para impedir a proliferação do mosquito. O objetivo do projeto é a eliminação de possíveis criadouros para as larvas do Aedes Aegypti, pois qualquer material que possa acumular água, pode se tornar um foco. A reprodução do mosquito doméstico acontece em água limpa e parada”.

Orientações para a prevenção:

• Tampe os tonéis e caixas d’água
• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
• Mantenha lixeiras bem tampadas
• Deixe ralos limpos e se possível com aplicação de tela
• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
• Limpe com escova ou bucha os depósitos de água para os animais
• Retire água acumulada no prato do Gelágua, atrás da máquina de lavar roupa e geladeira
• Acondicione pneus em locais cobertos
• Realize manutenção da piscina semanalmente