Criança desligou energia e causou perda de doses de vacina, diz polícia

As informações foram divulgadas pela Polícia Civil do ES na manhã desta sexta-feira (19) — Foto: TV Gazeta

Por G1 Um menino de 9 anos desligou o relógio de energia elétrica da sede de vacinação em Rio Bananal, no Espírito Santo, informou a Polícia Civil. O ato fez com que o município perdesse todas as vacinas contra covid-19 disponíveis. Outros tipos de vacina, além de testes de sangue e medicamentos, também foram perdidos.

As informações foram divulgadas pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (19), e são referentes à conclusão das investigações. Segundo o titular da Delegacia de Rio Bananal, delegado Fabrício Lucindo, o caso foi desvendado a partir da análise de imagens de câmeras de segurança, que não foram divulgadas.

Inicialmente, a prefeitura suspeitou que o desligamento da energia fosse um ato de vandalismo.

“Pelo depoimento das pessoas que estiveram no local, conseguimos delimitar o horário em que o relógio foi desligado. A partir daí, pelo relógio das câmeras, percebemos que uma criança, de apenas nove anos, que estava brincando no local, acabou subindo em um banco de praça que fica em frente ao relógio. Curioso porque uma lâmpada vermelha piscava dentro do relógio o tempo todo, ele acabou desligando o relógio para tentar apagá-la. Desligando o relógio e apagando a lâmpada, ele voltou com as brincadeiras novamente. Ou seja, uma brincadeira de criança inocente que acabou gerando todo esse problema”, disse o delegado.

A Polícia Civil informou que o inquérito vai ser finalizado e remetido ao Ministério Público, com cópia para o Conselho Tutelar, que irão adotar as providências cabíveis.

Perda de doses

A descoberta da perda de doses das vacinas ocorreu nesta quinta (18), quando a sede de vacinação de Rio Bananal foi reaberta após o carnaval. A prefeitura informou que 133 doses da CoronaVac ficaram armazenadas em temperatura inadequada e, por isso, não podem ser usadas até que passem por uma avaliação para atestar sua qualidade. Elas seriam usadas em profissionais de saúde na 2ª etapa da vacinação.

O município, que tem cerca de 19 mil habitantes, recebeu 479 doses de vacinas desde 19 de janeiro.

Em vídeo divulgado pela prefeitura, a coordenadora de Imunização de Rio Bananal, Márcia Venturim, afirmou que recebeu uma ligação da servente do local aproximadamente às 5h30 desta quinta dizendo que o prédio estava sem energia e que o refrigerador estava apitando.

Ao chegar à sede, Márcia identificou que a geladeira estava desligada e que o material armazenado estava descongelando. De acordo com a coordenadora, além das vacinas contra a covid-19, imunizantes contra outras doenças também foram perdidos.

”Estava cheia das vacinas, não só das vacinas de Covid-19, mas também todas as vacinas do município estavam sendo armazenadas aqui por segurança durante o feriadão e a temperatura dela já estava em 23 graus, totalmente estragado”, declarou.

Ainda foi perdida toda a medicação de alto custo e os testes de sangue para xovid-19 que foram coletados na quinta e na sexta-feira da última semana.

Imunizantes serão avaliados

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o município é orientado separar as doses e as manter em temperaturas adequadas.

Ainda segundo a coordenação, o município deve preencher um formulário sobre o caso, que será enviado ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

“Os parâmetros de estabilidade da vacina serão avaliados pelo INCQS sobre o uso ou não dos imunobiológicos. Enquanto estão sob análise do INCQS, a Sesa possui reserva técnica para suprir o município”, diz a Sesa em nota.