Zenaide apresenta emenda para aumentar o salário mínimo: “Comida, gasolina, remédio, aluguel. Tudo aumentou demais, menos o salário”

Por dois anos consecutivos, o Governo Federal se limitou a repor as perdas da inflação. — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A senadora Zenaide Maia (PROS/RN) apresentou emenda à Medida Provisória 1021/2020, para dar ganho real ao salário mínimo de 2021.

Por dois anos consecutivos, o Governo Federal se limitou a repor as perdas da inflação na hora de reajustar o mínimo e o resultado é o salário com menor poder de compra dos últimos quinze anos, conforme levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

No Twitter, Zenaide postou: “Comida, gasolina, remédio, aluguel. Tudo aumentou demais, menos o salário. Apresentei emenda à MP 1021, para dar ganho real ao mínimo, com reajuste de 5,45% (INPC de 2020) + 1,41% (variação real do PIB de 2019)”, explicou a senadora.

Ao descontinuar a política de valorização do salário mínimo, o atual governo descumpre o que está previsto nas Leis 12.382/2011 e 13.152/2015, além de contrariar o disposto no art. 6º da Constituição Federal de 1988, que afirma o direito dos trabalhadores de um salário mínimo capaz de atender às necessidades básicas, “com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo”.