Secretaria de Saúde de Caicó envia Nota de Esclarecimento sobre a vacinação

Foto: Divulgação

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Caicó, através da secretaria de saúde deste município, vem, com base na Nota Técnica Nº 1/2021/ SESAP, PROCESSO Nº 00610041.000073/2021-89, recebida pela Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, vimos destacar o item 10 que diz respeito a POPULAÇÃO-ALVO E QUANTIDADE DE DOSES DISPONÍVEIS NESTA PRIMEIRA ETAPA, que diz:  
 
“Considerando tal fracionado da FASE 1 em etapas, recomenda-se a que seja adotada a seguinte ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde conforme disponibilidade de doses:
Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para as 39.258 doses;
Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos;
Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19, na seguinte ordem:
Trabalhadores dos hospitais de referência;
Trabalhadores dos serviços de urgência e emergência,;
Trabalhadores dos denominados serviços de CENTRO DE ATENDIMENTO COVID-19;
Trabalhadores da atenção primária;
Somente serão vacinados nesta fase os demais trabalhadores da saúde, caso todos os profissionais relacionados acima já estiverem sido vacinados.”
 
Baseado no que a nota técnica orienta, é que, em relação ao subcoordenador de saneamento e oficina sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, Almir Pereira de Araújo Neto, o mesmo foi designado para ser digitador do e-SUS. A demanda dessa primeira fase da aplicação da vacina exige que equipes volantes visitem instituições de saúde e abrigos de idosos para aplicar a vacina. Com isso, é obrigatório irem: vacinador, técnico em enfermagem e um digitador. No momento em que as vacinas são aplicadas, esse digitador insere esse dado no Sistema on Line chamado RN Vacina Gestor. Desta forma, eles informam ao estado em quem a vacina está sendo aplicada, que horas, o horário e o lote da vacina, para justamente o estado ter esse controle e o município justificar as vacinas recebidas.
Pela justificativa acima, é que o servidor citado, por estar diretamente envolvido na equipe de vacinação, teve que receber a vacina, assim como os demais que desempenham este importante serviço de imunizar a população neste primeiro momento da vacinação contra a Covid-19.
A gestão municipal de Caicó preza pela vida e pela idoneidade da missão que é imunizar nossa população contra a Covid-19.
 
Secretária de Saúde
Evaneide Nóbrega
Caicó RN, 20 de janeiro de 2021