Covid-19: Prefeitura destina ouvidoria para receber denúncias de servidores que se vacinaram de forma irregular em Natal

Ponto de vacinação contra Covid-19 em drive thru, na Arena das Dunas, em Natal. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

A Prefeitura de Natal comunicou nesta quarta-feira (20) que a ouvidoria geral do município vai receber e apurar as denúncias que envolvam servidores municipais que possam ter se vacinado contra a Covid-19 de forma irregular.

A determinação do prefeito Álvaro Dias visa averiguar se as denúncias apresentadas são procedentes.

As denúncias podem ser feitas pela internet, através do site da prefeitura, na sessão Fala Natal, ou pelo e-mail [email protected]; e pelos telefones 162 e 3233-4642 (de segunda a sexta, das 8h às 14h) .

Isso porque o primeiro dia de vacinação em Natal ficou marcado ainda pela denúncia do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Natal (Sinsenat) de que servidores municipais que não estão nos grupos prioritários receberam a vacina.

A situação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que pontou que algumas pessoas que estão trabalhando na campanha de vacinação foram imunizadas. A prefeitura disse que os servidores vacinados eram integrantes das equipes envolvidas diretamente na campanha de imunização contra a Covid-19 – grupo que tem a imunização recomendada pelo Ministério da Saúde. Apesar disso, após a repercussão, decidiu suspender a vacinação desse grupo.

O Ministério Público Estadual informou que vai investigar os casos denunciados de pessoas que furaram fila na vacinação.

Críticas ou sugestões

A ouvidoria geral está destinada ainda para receber críticas e sugestões sobre a campanha de vacinação.

“O cidadão que tiver qualquer tipo de reclamação, denúncia ou sugestão, sobre a vacinação em específico ou de qualquer outra natureza, pode procurar a Ouvidoria e estaremos à disposição para responder o mais breve possível”, explicou o ouvidor do município, Sérgio Alves.

A ouvidoria recebe, avalia e dá encaminhamento às demandas, observando as determinações legais, no que se refere ao sigilo de dados pessoais.

Caso a questão não seja de competência do órgão, o cidadão receberá orientações sobre a maneira mais adequada para onde recorrer.