A primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte foi a técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira, de 57 anos — Foto: Alexandre Lago/Cedida

Por Fernanda Zauli e Igor Jácome, G1 RN — A primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte foi a técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira, de 57 anos. Ela trabalha na linha de frente no Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infectocontagiosas.

“É uma emoção muito grande. Depois de ver tanto sofrimento de perto… a vacina chegou a ser um sonho pra gente e hoje é a esperança de que vai dar tudo certo. Uma felicidade muito grande”, disse Maria das Graças.

A vacina foi aplicada pela secretária adjunta de Saúde Pública (SESAP), Maura Sobreira, que é enfermeira. A cerimônia simbólica que marca o início da vacinação no RN aconteceu na Escola de Governo, em Natal, na manhã desta terça (19). O ato contou com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT) e de prefeitos de cidades da região metropolitana.

Técnica de enfermagem foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no RN — Foto: Bruno Vital/Cedida

A secretária adjunta de Saúde Pública, Maura Sobreira, abriu a cerimônia dizendo que até às 17 horas desta terça as vacinas estarão em todos os municípios do RN. “Hoje os municípios já poderão dar a largada da vacinação”, disse. Ela ressaltou que, apesar da chegada da vacina, a pandemia não acabou.

“A pandemia não se encerra com a chegada da vacina, a nossa responsabilidade aumenta a partir de agora. Precisamos continuar adotando as medidas sanitárias, o uso da máscara continua sendo obrigatório, o distanciamento social precisa ser respeitado”.

A governadora Fátima Bezerra agradeceu a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente e à técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira por, mesmo com comorbidade, ter continuado na linha de frente.

“Nossa gratidão pelo papel que cada uma de vocês tem desempenhado. Graça, mais de 35 anos como servidora pública no Hospital Giselda Trigueiro, mesmo com comorbidades, não deixou a linha de frente, ajudando a salvar vidas no Rio Grande do Norte. Que bela lição você dá com esse seu gesto, de solidariedade, de dedicação, de amor ao próximo”, disse.

“É o momento de celebrar. O início da vacinação significa a vitória da esperança, a vitória da ciência, a vitória do SUS, significa a vitória da vida contra o negacionismo”, afirmou ainda a governadora Fátima Bezerra.

Governadora Fátima Bezerra agradeceu o empenho de todos os profissionais de saúde durante a pandemia — Foto: Alexandre Lago/Cedida

Outros seis profissionais da saúde também foram vacinados nesta terça: Geny Souza De Santana, de 67 anos , médica obstetra do Hospital Maternidade Divino amor, em Parnamirim; Edilma Pereira Da Silva, de 49 anos, técnica de enfermagem no Hospital de Campanha em São Gonçalo do Amarante; Renata de Souza Carneiro Martins da Silva, de 29 anos, técnica de enfermagem no Centro Covid de Extremoz; Antônia Pinheiro da Silva Araújo, de 54 anos, enfermeira em Macaíba; Giorgione Guerra Cabral, de 31 anos, médico do Hospital de Campanha de Natal e Maria de Lourdes Nascimento De Morais, de 54 anos, enfermeira em Ceará-Mirim.

As primeiras doses da Coronavac chegaram ao RN na madrugada desta terça (19). O estado recebeu 82.440 doses da vacina. A expectativa do governo é imunizar 39.259 pessoas, considerando as duas doses para completar o esquema vacinal e o percentual de perda operacional de 5%. No início da manhã o governo começou a distribuição entre os municípios. Confira quantas doses cada município vai receber.

Como o número de doses não é suficiente para o grupo prioritário da fase 1, o estado emitiu nota técnica definindo quais serão os primeiros profissionais de saúde vacinados contra a Covid-19.