Fiscalização dispersa aglomerações durante feriado em Natal

Casos foram registrados na Praia de Ponta Negra e no Bairro Potengi. — Foto: Cedida

Por G1 RN — Equipes de fiscalização da prefeitura de Natal e do governo do estado atuaram em conjunto durante uma ação, no feriado de Natal, e dispersaram aglomerações em vários pontos da capital, nesta sexta-feira (25). Eventos com mais de 50 pessoas estão proibidos, por causa da pandemia da Covid-19.

Um dos locais que registrou aglomerações, com presença de vários jovens sem máscaras, foi o deck do calçadão da praia de Ponta Negra, na Zona Sul da capital. Também teve ocorrência do mesmo tipo na Rua da Jaqueira, no bairro Potengi, na Zona Norte. Bares e restaurantes também foram fiscalizados.

As ações aconteceram dentro do programa Pacto Pela Vida, que define parcerias entre os órgãos de segurança do estado e as secretarias municipais para fiscalizar o cumprimento das medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus.

Fiscalização dispersou aglomeração no deck da praia de Ponta Negra, em Natal — Foto: Cedida

As equipes de fiscalização se reuniram na tarde de sexta (25) no quartel do Corpo de Bombeiros e saíram para fiscalizar denúncias de aglomeração. No fim da tarde, os agentes estiveram no Residencial São Pedro, nas Rocas. Entre os blocos de apartamentos, eles encontraram um espaço que reuniu muitas pessoas na véspera. Havia um bar, estrutura de brinquedo para crianças e dezenas de latas e garrafas de cerveja no local. A orientação foi que as festas não voltassem a acontecer.

Em seguida, as viaturas seguiram para o bairro Alecrim, na Zona Leste. Na praça Gentil Ferreira, os agentes dispersaram pessoas e fizeram abordagens. Foi o bairro Alecrim onde uma grande aglomeração aconteceu na véspera de Natal. Centenas de pessoas, a maioria jovens, participaram de uma festa clandestina na frente de um mercado entre as avenidas 6 e 4. Não havia autorização para a festa, muito menos foram cumpridas medidas para evitar aglomerações.

Fiscalização contra aglomerações em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Na noite de sexta-feira (25), quando a fiscalização esteve no local, o cenário já era bem diferente e não mais nada no local. Os agentes, então, seguiram para o bairro Ponta Negra, onde dispersaram uma aglomeração de jovens e ambulantes e equipamentos de som ligados. Após as orientações, o grupo se dispersou.

A outra abordagem feita pela Guarda Municipal com reforço da Polícia Militar foi a que aconteceu no bairro Potengi, após denúncia recebida por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Não houve resistência e as pessoas deixaram o local.

Bares e restaurantes da praia do Meio e da praia dos Artistas, na Zona Leste, também foram fiscalizados. A verificação era para saber se os estabelecimentos estavam cumprindo as normas de combate à Covid-19 estabelecidas pela prefeitura. Um novo decreto foi publicado na quinta-feira (24).

De acordo com Rana Pereira Santos, supervisor de Fiscalização Urbanística da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo da capital, o novo decreto prevê distância maior entre as mesas e é mais rígido. Ele ainda afirmou que os fiscais encontram muita gente desrespeitando as regras.

“Inicialmente estamos apenas notificando, depois, se continuarem, serão multados”, pontuou.