Dezembro tem segunda maior média diária de casos confirmados de Covid-19 no RN

Maior média registrada foi em junho, quando estado viveu momento mais crítico da pandemia. — Foto: Anastácia Vaz/UFRN

Por Leonardo Erys e Norton Rafael, G1 RN e Inter TV Cabugi — O Rio Grande do Norte registra neste mês de dezembro a segunda maior média diária de casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Até quarta-feira (23), o estado teve, em média, 732,4 casos confirmados de pessoas infectadas por dia.

Esse número diário só é menor do que o registrado em junho, mês de pico da pandemia no estado, em que a média de casos confirmados de Covid-19 por dia foi de 779,5.

Nesta semana, inclusive, os laboratórios particulares de Natal registraram um aumento de até 70% na busca por testes para o coronavírus.

Em números absolutos, o mês de dezembro, apesar de ainda não ter terminado, já é o terceiro com maior quantidade de casos confirmados. Até quarta-feira (23), foram 16.847 – atrás apenas dos meses de julho (20.406) e junho (22.608).

Em uma tendência de crescimento, dezembro também já registra mais mortes por Covid-19 do que os novembro, outubro e setembro. Ao todo, são 222 mortes confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP). Nesta quarta-feira, 28 novos óbitos foram informados pela pasta.

O RN tem mais de 111 mil casos confirmados de Covid-19 e ultrapassou os 2.900 mortos pela doença.

O estado também registrou recentemente um crescimento no número de internados por Covid-19 em relação aos meses anteriores. Para comportar o avanço, o governo do RN anunciou a reabertura de 104 leitos, entre críticos e clínicos, para o tratamento da doença no estado.

Apesar disso, o secretário de saúde, Cipriano Maia, disse que é necessário também conseguir controlar a taxa de transmissibilidade da doença para que o número de internações caia e que o sistema de saúde não volte a colapsar.