Prefeito Marcelo Crivella é preso no Rio suspeito de corrupção

Foto: Reprodução/TV Globo via G1

Por G1 — O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), foi preso na manhã desta terça-feira (22) em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público do RJ.

A investigação aponta a existência de um “QG da Propina” na Prefeitura do Rio. No esquema, de acordo com as apurações do MP, empresários pagavam para ter acesso a contratos e para receber valores que eram devidos pela gestão municipal.

A desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita, que autorizou a prisão, afirma que Crivella comanda uma organização criminosa que atuava na prefeitura. Ela determinou o afastamento do prefeito, que encerraria o mandato daqui a 9 dias. Quem assume interinamente é o vereador Jorge Felippe (DEM), presidente da Câmara Municipal. Eduardo Paes toma posse no dia 1º de janeiro.

Crivella deixa viatura da Polícia Civil do Rio após ser preso, na manhã desta terça (22) — Foto: TV Globo/Reprodução

Além de Crivella, foram presos também:

Rafael Alves, empresário apontado como operador do esquema;
Fernando Moraes, delegado aposentado;
Mauro Macedo, ex-tesoureiro da campanha de Crivella;
Adenor Gonçalves dos Santos, empresário;
Cristiano Stockler Campos, empresário.

O ex-senador Eduardo Lopes também é alvo da operação. Ele não foi encontrado em sua casa no Rio porque estaria em Belém. Lopes herdou mandato de Crivella no Senado e foi secretário de Pecuária, Pesca e Abastecimento do governador afastado Wilson Witzel.

Após ser preso, Crivella disse que é vítima de “perseguição política” e que espera “justiça”.

Todos os alvos da operação foram denunciados pelo MP pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva.

Os presos vão passar por uma audiência de custódia às 15h, no Tribunal de Justiça, para que a legalidade do procedimento seja avaliada, conforme determinou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.

O delegado aposentado Fernando Moraes está com sintomas de Covid-19 e, por isso, não foi levado para a Delegacia Fazendária como os outros presos. Ele está na Polinter, também na Cidade da Polícia. Para ler matéria na íntegra CLIQUE AQUI.

Rafael Alves e Mauro Macedo foram presos na mesma operação que prendeu o prefeito Marcelo Crivella — Foto: TV Globo/Reprodução