Centenas de seringas, agulhas e medicamentos são encontrados descartados em terreno baldio em Natal

Seringas, agulhas e medicamentos foram encontrados descartados no local — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Por Sérgio Henrique Santos, Inter TV Cabugi e G1 RN — Centenas de seringas, agulhas e ampolas de medicamentos foram encontrados descartados nesta quinta-feira (17) em um terreno baldio no bairro Candelária, na Zona Sul de Natal. O material foi percebido por agentes da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) durante uma limpeza na área.

O órgão não soube informar efetivamente há quanto tempo o material hospitalar está no local, já que realiza a limpeza do trecho uma vez por mês. A área fica próxima ao cruzamento das avenidas da Integração e Jaguarari.

A Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) foram acionadas para o recolhimento e descarte correto daqueles utensílios.

A Urbana registrou a ocorrência na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), que vai investigar o caso.

“Nós encontramos uma caixa que consta o nome da transportadora, que provavelmente foi descartada junto com as seringas. Nós passamos isso para o setor de fiscalização. A partir vão tentar rastrear para saber de onde veio o descarte”, explicou o diretor de operações da Urbana, Joseildes Medeiros da Silva.

O diretor lamentou ainda que o descarte tenha sido feito dessa maneira, já que colocou em risco tanto pessoas que trafegam pelo trecho, como os profissionais da limpeza urbana da cidade.

“Tem muita gente que não tem informação e pode querer reutilizar aquelas seringas. A empresa devia ter descartado num lugar seguro, ter incinerado. Ali é um perigo muito grande”, disse.

“Até com o gari da gente, se não tivesse visto, poderia ter tocado, se machucado, se contaminado. Ninguém sabe qual o uso que foi feito daquela seringa”.

Material foi descartado no bairro de Candelária, em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi