Parnamirim Jazz Sinfônica promoverá série de lives com artistas nacionais e locais; Waldonys é um dos primeiros convidados

Shows serão transmitidos ao vivo do Centro Cultural Trampolim da Vitória. — Foto: Divulgação

Do improviso do jazz à música regional, que bem representa as raízes locais. Assim, em uma junção que promete cativar o público Potiguar, a orquestra Parnamirim Jazz Sinfônica (PJS) dará início a uma série de lives, realizadas por meio do canal da PSJ no YouTube, fomentando a cultura e economia, gerando emprego e renda para os músicos e demais profissionais do segmento. A primeira apresentação acontecerá nesta quinta-feira (17), a partir das 18h30, e terá como convidados: o cantor e sanfoneiro Waldonys, Deusa do Forró (participação especial) e ChoroBone, duo composto por músicas do município de Parnamirim (abertura). Os concertos são presentes ofertados pelos artistas à Parnamirim, pelo seu aniversário.

O show será transmitido ao vivo do Centro Cultural Trampolim da Vitória, antigo aeroporto Augusto Severo, sob direção artística do maestro Eugénio Graça. Os músicos, os solistas cantores, os grupos instrumentais e toda a gestão, direção e produção da orquestra foram selecionados por meio de edital com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. A orquestra conta também com o reconhecimento e apoio da Prefeitura de Parnamirim, através da Fundação Parnamirim de Cultura.

O repertório da Parnamirim Jazz Sinfônica com Waldonys será diversificado, apresentando canções executadas pela orquestra, composições de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e do próprio Waldonys. O acordeonista, cantor e compositor cearense é dono de uma longa discografia construída em 30 anos de carreira com sucessos como ‘Eterno Aprendiz’, ‘A Mais Bela’, ‘Sinônimos’, ‘Anjo Querubim’, ‘Minha Doce Estrela’.

PROGRAMAÇÃO
A apresentação com os músicos e artistas convidados obedecerá todas as orientações de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde para impedir a propagação da Covid-19. A programação acontece de forma virtual, com uma série de concertos on-line nos dias:

18 – 18h30 Jazz Brasil e 19h30 Parnamirim Jazz Sinfônica recebe Ismael duMangue e Elizabeth Rose;
19 – 18h30 Dueto Nordeste e 19h30 Parnamirim Jazz Sinfônica recebe Ricardo Vianna e Sérgio Luís;
25 Concerto de Natal – 18h Parnamirim Jazz Sinfônica recebe Hilkélia Pinheiro, Agamedes Rodrigues e Tatyana Xavier;
30 – 18h30 Choro de Cordas; 19h30 Parnamirim Jazz Sinfônica recebe cantoras convidadas (a divulgar), (part. especial de Jailton Pereira – homenagem artística).

PARNAMIRIM JAZZ SINFÔNICA
Formada por 50 músicos, sob a regência do maestro Eugénio Graça, a Parnamirim Jazz Sinfônica (PJS) é a orquestra jazzística pioneira no estado. O grupo foi criado no mês de novembro deste ano, com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, trazendo um repertório que passeia pelas sonoridades únicas do jazz, balanceadas com timbres eruditos, resgatando a relação de Parnamirim com o gênero, que foi trazido para a região por americanos, na época da Segunda Guerra Mundial. Ainda segundo o maestro, o projeto realiza um intensivo trabalho de resgate das tradições das orquestras de rádio e televisão que fizeram sucesso entre os anos 1930 e 1970, se propondo a dar roupagem sinfônica à música jazz, popular brasileira e universal.

WALDONYS
Discípulo do Rei do Baião e de Dominguinhos, ele começou a tocar sanfona aos 10 anos de idade, por influência do pai. Estudou no Conservatório Alberto Nepomuceno em Fortaleza (CE). Aos 13 anos conheceu Dominguinhos com quem, um ano depois, gravou o LP “Choro Chorado”. E, aos 15 anos, gravou com Luiz Gonzaga, que o chamava de “Garoto Atrevido” em reconhecimento ao talento do sanfoneiro.

Lives
Dia: 17, 18, 19, 25 e 30 de dezembro
Horário: 18h30
Local: Canal YouTube Parnamirim Jazz Sinfônica

Shows serão transmitidos ao vivo do Centro Cultural Trampolim da Vitória. — Foto: Divulgação