Homem é picado por jararacuçu enquanto mexia em caminhão: ‘Pensei que iria morrer’

Cobra é venenosa e motorista precisou ser socorrido às pressas até pronto socorro — Foto: Arquivo Pessoal

Por G1 Santos — Um motorista de 46 anos precisou ser internado às pressas em um hospital de Cubatão (SP), depois de ser picado por uma cobra da espécie jararacuçu (Bothrops jararacussu). No momento do incidente, ele tirava água da chuva que ficou acumulada na parte de cima do caminhão que usa para trabalhar, quando foi surpreendido pelo animal.

“A sensação é de como se passasse um caminhão em cima do seu pé. É como se você estivesse sendo esmagado. Em todos esses anos, já passei por situações sofridas na minha vida, mas nenhuma foi como essa. Pensei que iria morrer, coração ficou disparado, alucinei”, relatou Valmir Alves Ribeiro em entrevista ao G1.

Ele explica que mora no Caminho 2, no bairro Vila Natal, há 30 anos, e também é presidente da associação comunitária do local em que vive. “Há um tempo, houve a retirada das hortas daquela região. Então, onde era horta, agora tem apenas mato e lixo, o que acreditamos que seja a causa de aparecerem cobras ali, próximo à [Via] Anchieta. Porque não é a primeira vez que isso acontece. Uma vizinha minha também foi picada por uma cobra e quase teve a perna necrosada”, afirma.

O incidente ocorreu na quinta (19), mas o morador só recebeu alta nesta segunda-feira (23). Mesmo assim, afirma ainda sentir dores e estar com a pressão alta. O pé também ainda está inchado.

“Eu tenho um caminhão da firma em que trabalho, que fica encostado no meio-fio da Rua João Carlos Silva Bueno. Como choveu muito, fui tirar a água que fica acumulada na parte de cima do caminhão. Quando terminei, senti ela grudada no meu dedinho. Pensei, a princípio, que era um sapo. Quando olhei de novo, vi que era uma cobra. Foi um susto”, diz.

Depois de ser picado, Ribeiro afirma que o animal continuou o rondando para picá-lo de novo, então, pediu ajuda a um amigo que passava pelo local. “Fiquei com medo de circular o veneno, e eu ficar mais nervoso. Pedi ajuda a um amigo que estava próximo e ele matou a cobra, tirando de perto de mim”, afirma.

Depois da picada, ele foi direto ao Pronto Socorro Municipal. Chegando lá, recebeu soro antiofídico – utilizado para neutralizar o veneno de serpentes -, e ficou internado durante cinco dias. “Eu sofri muito com dor nesses dias, pensei que não iria aguentar. Há muitos danos colaterais. O local em que fui picado está em um estado terrível. E ali no bairro, nas condições em que está, todo mundo corre risco. Eu tive sorte de estar vivo”, finaliza.

Resposta

Sobre a situação do local em que Ribeiro foi picado pela cobra, a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), afirmou que o trecho em questão (Rua João Carlos Silva Bueno) está fora da faixa de domínio da empresa. Já a área sob responsabilidade da concessionária recebe manutenção periódica, com roçada de mato e retirada de lixo, atendendo às obrigações contratuais com o poder concedente. A última manutenção tinha sido realizada há 15 dias. Hoje, uma equipe novamente se deslocou para efetuar serviços no local.

A concessionária ainda destaca que a região margeia o Parque Ecológico Cotia Pará, área de preservação ambiental de Cubatão e habitat natural de animais peçonhentos. Além disso, apesar dos esforços em manter o local limpo e livre de moradias irregulares, nos arredores, há ocupações que contribuem com o processo de desmatamento irregular e com o acúmulo de lixo, que são atrativos para o aparecimento de fauna silvestre, animais peçonhentos e roedores.

A Prefeitura de Cubatão, por meio de nota, relatou que, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a área em questão compreende um trecho paralelo à Via Anchieta e faz limite com a rua citada. O local é faixa de domínio da Ecovias e foi desmobilizado por conta de diversas construções irregulares em toda a sua extensão, e não só hortas, como relatado. “O descarte irregular de resíduos, infelizmente, é uma prática comum na maioria dos bairros do município. A Secretaria de Manutenção e Serviços Públicos tem fiscalizado com intuito de coibir essa prática”, disse a administração.

De acordo com o município, o serviço de roçagem de áreas verdes é gerido pela mesma secretaria; assim, o retorno nos locais é periódico. Cobras são animais protegidos pela legislação ambiental e o seu abate é crime. Somente os predadores naturais são responsáveis pelo equilíbrio da população desses animais. Dessa forma, o município não pode, por liberalidade, promover a matança destes animais com objetivo de promover o controle populacional.

A prefeitura afirma, também, que a equipe do Serviço de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Cubatão está devidamente capacitada pelo Instituto Butantan para a captura segura e devolução do animal em local apropriado. Caso o munícipe aviste uma serpente (cobra), deve manter distanciamento seguro e contato visual com o animal, tomar a atitude de avisar as pessoas para não se aproximarem e ligar imediatamente para o Serviço de Zoonoses (3375-2259, de 2ª a 6ª, das 8h às 17h), ou para o Corpo de Bombeiros – 193 (sábados, domingos e feriados ou após as 17h).