Menino de dez anos morre após cair e ser atingido por brinquedo de parquinho

Ele chegou a passar por uma cirurgia e ficou internado, mas não resistiu. Família reclama do atendimento em UPA e da falta de UTI pediátrica — Foto: Reprodução

Por G1 Tocantins — Um menino de dez anos morreu em Palmas após sofrer um acidente em um parquinho recém-instalado pela prefeitura na praça do setor Santa Fé, na região sul da cidade. A criança caiu de um brinquedo, que depois teria despencado sobre ele com várias outras crianças.

O acidente aconteceu no último sábado (21). O menino chegou a ser internado e passou por cirurgia, mas não resistiu e morreu antes de ser transferido para uma UTI pediátrica. O brinquedo foi interditado pela prefeitura na segunda-feira (23), cerca de 48 horas após o acidente.

A família contou que a vítima estaria brincando em um tipo de balanço, junto com outras crianças, quando caiu do brinquedo.

Logo depois a estrutura despencou sobre a barriga do menino junto com várias crianças. O brinquedo havia sido instalado há cerca de um mês pela prefeitura.

Depois do acidente o menino foi levado para a UPA da região sul de Palmas, mas foi liberado pela equipe médica e voltou para casa. Ele passou mal durante a noite e começou a vomitar sangue.

O menino voltou a ser levado para a unidade de pronto atendimento e depois foi transferido para o Hospital Geral de Palmas, onde passou por uma cirurgia. A família afirma que ele precisava ser transferido para uma UTI pediátrica, mas não conseguiu uma vaga. A morte foi confirmada na manhã desta segunda-feira (23).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi questionada sobre a falta de UTI pediátrica para o menino. A pasta informou que já trabalhava para fazer a transferência para um leito de UTI, mas a criança não resistiu. Veja abaixo a nota na íntegra

A Prefeitura de Palmas disse que “todos os recursos disponíveis na Unidade de Pronto Atendimento foram utilizados para garantir o atendimento à criança”. Informou também que as causas do acidente serão apuradas, já que apesar da praça estar em fase de conclusão, a instalação do brinquedo usado pela criança já tinha sido concluída. Leia a nota na íntegra

O que diz a Prefeitura de Palmas

A Prefeitura de Palmas informa que a praça do Setor Santa Fé está em fase de conclusão. Entretanto, o brinquedo em questão já havia sido instalado por completo. Assim, as causas e circunstâncias do acidente serão apuradas.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que a criança foi atendida no sábado, dia 21, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, onde passou por exame de raio-X, foi medicada e recebeu alta após melhora do quadro clínico.

No dia 22, domingo, o paciente deu nova entrada na unidade de saúde e, após avaliação médica, foi encaminhada para o Hospital Infantil de Palmas (HIP).

A Semus reforça que todos os recursos disponíveis na unidade de pronto atendimento foram utilizados para garantir o atendimento à criança.

O que diz a Secretaria de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o paciente mencionado por este veículo foi acolhido no Hospital Geral de Palmas (HGP), em estado gravíssimo e recebeu os cuidados necessários ao seu quadro clínico.

A SES destaca que a Central Estadual de Regulação já trabalhava incessantemente para a transferência do paciente para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entretanto, mesmo sendo assistido pela equipe multidisciplinar do Hospital, o Paciente não resistiu e, infelizmente, foi a óbito.

A SES lamenta e ocorrido e se solidariza aos familiares e amigos, neste momento de dor.