Polícia Militar forma mais de mil soldados no Rio Grande do Norte

Solenidade aconteceu em Natal. Nova turma de militares é a primeira em 15 anos. — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN

Nesta sexta-feira (20), o Centro de Convenções do Rio Grande do Norte recebeu os novos 1.014 soldados da Polícia Militar para a solenidade que encerrou oficialmente o curso de formação da turma – a primeira em mais de dez anos. De acordo com o governo, foram formados 957 homens e 65 mulheres que agora passam a reforçar o trabalho da segurança pública.

Pela excepcionalidade da pandemia, a formatura não contou com a presença de familiares, que acompanharam os seus parentes pela transmissão ao vivo.

Na solenidade, acompanhada do coronel Alarico Azevedo, comandante geral da PM-RN, a governadora Fátima Bezerra (PT) entregou a Medalha Tiradentes ao soldado PM José Murilo, aluno nº1 da “Turma Guardião da Sociedade”.

“Hoje é um dia especial para vocês, que oficialmente se integram às forças de segurança de nosso Estado nessa solenidade. Mas é especial sobretudo para a população do Rio Grande do Norte, que a partir de agora contará com mais agentes de segurança nas ruas”, afirmou a governadora.

O comandante geral endereçou seu discurso à missão que os novos soldados terão. “Quero dizer que me sinto muito honrado de recebê-los como Comandante Geral para que possamos a partir de agora trabalharmos e trazer mais tranquilidade para a sociedade. O que foi aprendido nos bancos escolares agora será doado à sociedade, através do trabalho de cada um”, disse o coronel Alarico.

Solenidade aconteceu em Natal. Nova turma de militares é a primeira em 15 anos. — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN

Concurso

O último concurso de solados para a PM foi realizado em 2005. O atual certame foi iniciado em 2017, mas enfrentou uma série de entraves até chegar ao curso de formação, autorizado em janeiro de 2020.

Por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, o Governo irá formar mais uma turma, com curso marcado para o início de 2021, com mais 340 homens e mulheres. Assim, ao fim do processo seletivo, serão mais de 1.360 novos policiais militares nas ruas do RN até meados do próximo ano.

O Governo do Estado ainda enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que cria um quadro único de agentes na Polícia Militar, igualando as vagas destinadas para homens e mulheres.

Formatura dos novos soldados da PM do Rio Grande do Norte — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi