Operação apreende 1 milhão de maços de cigarros contrabandeados no RN

Carga com cigarros contrabandeados foi encontrada em um terminal salineiro, em Macau — Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal

Uma carga com quase um milhão de maços de cigarros contrabandeados foi apreendida na noite deste sábado (14) em uma praia de Macau, na Costa Branca potiguar. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, essa foi a maior apreensão de cigarros contrabandeados já realizada no estado.

A apreensão aconteceu durante uma ação conjunta da PRF, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, e da Polícia Militar. Além da carga de cigarro, foram apreendidos também duas embarcações e cinco veículos.

Segundo a PRF, ações voltadas ao combate à criminalidade estavam sendo realizados na região de Macau quando os agentes observaram uma estranha movimentação de veículos e pessoas em um porto salineiro.

Ao chegarem ao local, os agentes se depararam com uma carga de cigarros contrabandeados, estimada em um milhão de maços de cigarros de procedência estrangeira, configurando o crime de contrabando.

Os policiais constataram uma grande estrutura logística, utilizada para desembarque e transporte da carga, composta por uma carreta, dois caminhões, dois veículos de passeio e duas embarcações.

Com a chegada do aparato policial no local, ficou evidente que os envolvidos perceberam a aproximação e fugiram para o mangue e área de mata fechada, deixando inclusive o barco e um dos caminhões com os motores ligados.

A maior das embarcações tinha dimensões e autonomia suficientes para acomodar vários tripulantes e navegar por vários dias em alto mar, possuindo dois porões com capacidade para acomodar 250 mil maços de cigarros em cada, além de câmaras frigoríficas, quatro cabines para a tripulação, entre outros ambientes.

Os veículos apreendidos foram lacrados e a contagem definitiva da quantidade de cigarros será finalizada somente após a entrega dos materiais à Receita Federal, em Natal.