PF cumpre mandado de busca em condomínio de luxo na Grande Natal em operação contra tráfico internacional de drogas

Mandado foi cumprido em uma operação da Polícia Federal contra um grupo suspeito de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro — Foto: Google Street View

Por G1 RN — A Polícia Federal cumpriu na manhã desta segunda-feira (9) um mandado de busca e apreensão em uma residência num condomínio de luxo no município de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.

O mandado foi cumprido em uma operação da PF contra um grupo suspeito de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Ao todo, a operação aconteceu em sete estados.

Segundo a Polícia Federal do RN, além do mandado em Parnamrim, houve ainda o cumprimento de um mandado de busca e apreensão e outro de prisão em Natal.

A operação foi desencadeada na manhã desta segunda-feira em Pernambuco. Segundo as investigações, os suspeitos remetiam drogas em contêineres através de portos do país para a Europa. Quatro pessoas foram alvo de prisão preventiva.

Operação Símios

Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão na Operação Símios, que aconteceu em sete estados.

Além de Natal e Parnamirim, a operação aconteceu nas cidades de: Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Bonito (PE), Petrolina (PE), Teresina (PI), São Paulo (SP), Sumaré (SP), Cuiabá (MT), Juazeiro do Norte (CE), Barbalha (CE) e Fortaleza (CE).

Foram presos suspeitos em Teresina e no Ceará, além de um mandado que foi expedido para um homem que já está preso no presídio federal de Goiânia.

Segundo a PF, as investigações começaram com a apreensão de 808,2 quilos de cocaína escondidos em uma carga de bananas, no Porto de Suape, no Grande Recife, em junho de 2019. De acordo com a Receita Federal, responsável pelo flagrante, o material seguiria para a Bélgica.

A ação foi desencadeada em conjunto com outra no Pará, que também teve a investigação iniciada após a apreensão de cocaína em um contêiner em 2019. Na época, foi 1,5 tonelada envolta em argamassa.

Tráfico internacional

A organização criminosa tinha como especialidade o transporte e armazenamento de cocaína em grandes quantidades em território nacional, para depois ocultar em cargas exportadas via portos brasileiros para a Europa em contêineres, afirmou a Polícia Federal.

Os integrantes do grupo criminoso ficavam espalhados pelo Nordeste do país, com atuação também no Norte e ligação com “lavadores” de dinheiro na região Sudeste e Centro-Oeste, segundo a PF. Os chefes do esquema seriam dois irmãos do Sertão do Cariri.

Os investigadores explicaram que os criminosos começaram com roubo e furto de cargas e, por isso, já tinham sido alvo da Operação Piratas do Sertão, deflagrada pela Polícia Federal em 2010 nos estados de Rio Grande do Norte e Paraíba.

A investigação contou com apoio da Receita Federal. A PF afirmou que 15 pessoas já foram indiciadas pelos crimes de tráfico e financiamento ao tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.