Prédio desabou em Izmir, na Turquia, após um terremoto no Mar Egeu — Foto: Tuncay Dersinlioglu/Reuters

Por G1 — Um forte terremoto atingiu o Mar Egeu nesta sexta-feira (30) e foi sentido na Turquia e na Grécia. Ao menos quatro pessoas morreram e 120 ficaram feridas na Turquia, segundo a agência responsável pelo atendimento após desastres no país. Uma das vítimas morreu afogada.

Outras duas morreram na ilha grega de Samos. Adolescentes que foram encontrados mortos onde um muro desabou. As autoridades pediram aos moradores da ilha de 45 mil habitantes para que fiquem em casa.

Foi um terremoto com 7,0 de magnitude, de acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos. A cidade mais atingida foi Izmir, na costa da Turquia. As pessoas correram para as ruas após o terremoto. Uma TV turca mostrou um prédio caindo na região central.

Parte de prédio desabou na cidade de Izmir, na Turquia, após um forte terremoto atingir o Mar Egeu nesta sexta-feira (30) — Foto: Tuncay Dersinlioglu/Reuters

O ministro de Urbanização da Turquia, Murat Kurum, disse que cinco prédios desabaram. Os números são divergentes, no entanto. O chefe da pasta do Interior, Suleyman Soylu, disse que foram seis enquanto que o prefeito da cidade, Tunc Soyer, afirmou que 20 prédios caíram na região.

Segundo os dados do órgão turco de monitoramento de tremores, o epicentro aconteceu a cerca de 17 quilômetros da costa da Turquia, a uma profundidade de 16 quilômetros.

Terremoto de fortes proporções no mar Egeu é sentido na Grécia e na Turquia — Foto: Amanda Paes/G1

Os americanos registraram que o terremoto aconteceu a uma profundidade de 10 quilômetros, e que o epicentro foi a 33,5 quilômetros da costa.

O tremor também foi sentido em Istambul, a maior cidade da Turquia, mas não há relatos de danos significativos.

Nas redes sociais, perfis publicaram vídeos que mostram quedas de edifícios em Izmir. Há nuvem de detritos em algumas partes da cidade.