Bebê de 1 ano fica em coma após se engasgar com uva: ‘Desesperada’, diz mãe

Gabriel Magalhães de Souza completou 1 ano na quarta-feira (21) — Foto: Arquivo Pessoal

Por Pâmela Ramos, G1 Sorocaba e Jundiaí — Um bebê de um ano está internado na UTI em estado grave há 11 dias após se engasgar com uma uva na casa do avô, no Jardim Nova Esperança, em Sorocaba (SP). Ao ser socorrido, Gabriel Magalhães de Souza sofreu parada cardíaca e convulsões.

Ao G1, a mãe do bebê, Ana Gabrieli de Souza, de 22 anos, contou que estava no trabalho quando soube que o filho se engasgou na casa do sogro e foi para o hospital mais próximo.

“Foram me avisar e passei mal no serviço. Tiveram que me ajudar a entrar no carro porque fiquei muito desesperada. Na hora que entregaram ele nas mãos dos médicos, ele teve uma parada cardíaca e reanimaram ele”, relata a mãe.

Ainda de acordo com Ana Gabrielli, depois de duas horas, o filho foi encaminhado ao Hospital Gpaci de Sorocaba, onde está internado há 11 dias.

“Ele teve que tomar remédio por causa das convulsões e não teve reação nenhuma. No primeiro laudo que fizeram, tinha dado ‘sem atividade cerebral ‘ e depois fizeram outro e deu que tem circulação sanguínea no cérebro dele.”

A mãe também relatou que Gabriel passou por uma cirurgia no esôfago ao nascer. Ele completou 1 ano na quarta-feira (21) e a família já tinha preparado tudo para uma festa de aniversário.

“Tive que tomar calmante e mesmo assim não consegui dormir. Ele está em coma na UTI, não acorda ou reage. Está difícil demais. Ele já tinha comido uva e estava introduzindo outras frutas nele. Eu que sou mãe estou muito desesperada”, ressalta.

Como evitar acidentes

Em entrevista ao G1, a pediatra Mará Corrá contou sobre como os pais podem lidar em casos de engasgamentos em bebês.

Segundo ela, entre crianças de até 4 a 5 anos, o ideal é sempre monitorar enquanto elas se alimentam, deixar elas sempre sentadas e evitar que andem enquanto estão comendo. Além disso, é necessário evitar que seja no carro em movimento.

Alimentos como amendoim, pipoca e nozes devem ser monitorados. O recomendável é não dar para crianças pequenas.

“A uva, depois da pipoca, está entre a segunda ou terceira causa de engasgo em crianças. Então, o que se faz com a uva é cortar ao meio. Dependendo se a criança é pequenininha, se corta em até quatro vezes e tira a semente”, orienta a pediatra.

A médica ressalta ainda que, em caso de engasgo, é preciso pegar o bebê, posicionar ele com o peito no braço e com a cabeça para baixo, dando cinco tapinhas nas costas.

“Depois vira e vê se a criança desengasgou. Se a criança não se desengasgou, você vai fazer como se fosse massagem cardíaca, que é usar dois dedos em cima do xifoide, que é bem no peito, e faz cinco compressões no xifoide e observa. Se a criança não voltou e você estiver sozinho, você vai ter que tentar ajuda com o resgate.”