PF investiga transações financeiras entre assessores de Damares e blogueiro

O blogueiro Eustáquio é um dos alvos e chegou a ficar preso por dez dias — Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por Congresso em Foco — A Polícia Federal investiga transações financeiras entre quatro assessores da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. A apuração ocorre no âmbito do inquérito que investiga a realização e o financiamento de atos antidemocráticos, que pediam intervenção militar e o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF). O blogueiro Eustáquio é um dos alvos e chegou a ficar preso por dez dias. As informações são do jornal O Globo.

As suspeitas foram apontadas pela delegada Denisse Dias Ribeiro durante depoimento de Sandra Mara Eustáquio, conhecida como Sandra Terena, esposa de Eustáquio e ex-secretária Políticas de Promoção da Igualdade Racial do ministério de Damares.

O jornalista realizou diversos repasses a funcionários da pasta, em valores inferiores a R$ 10 mil. Parte das transferências foram justificados por Sandra como o pagamento de empréstimos, enquanto outra parte ela preferiu não esclarecer e usou seu direito de permanecer calada.

A PF também investiga o pagamento, por uma funcionária do ministério em junho deste ano, do aluguel da residência onde Sandra e Eustáquio moravam em uma área nobre de Brasília no valor de R$ 5.333,33. Sandra respondeu que pediu o dinheiro emprestado para a funcionária. No entanto, quando foi perguntada se a servidora pagava contas em seu nome, recorreu novamente ao direito de ficar em silêncio.

No depoimento, Sandra negou ter repassado informações internas do ministério para os grupos que organizaram atos antidemocráticos e afirmou ser contra a intervenção militar. Ela também negou participação nos atos.

Perguntada sobre sua relação com Damares Alves, Sandra afirmou que conhece a ministra há aproximadamente dez anos por ser pesquisadora da área de infanticídio indígena, que seria um assunto de interesse da ministra.