Trump ‘respondeu bem’ a tratamento contra Covid-19 e poderá retomar compromissos públicos no sábado, diz médico

Presidente dos EUA, Donald Trump, retorna à Casa Branca após ser internado com Covid-19, em foto de 5 de outubro — Foto: Erin Scott/Arquivo/Reuters

Por G1 — O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, poderá voltar a cumprir compromissos públicos a partir do sábado, informou nesta quinta-feira (8) o médico Sean Conley. De acordo com boletim, o republicano respondeu “extremamente bem” aos tratamentos contra a Covid-19.

Conley informou que é possível afirmar o retorno de Trump a atividades em público porque, no sábado, terão se passado 10 dias desde que o presidente recebeu diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Isso está de acordo com as diretrizes dos Centros de Controle de Doenças dos EUA.

Segundo o boletim médico, não há nenhum sinal de progressão da doença desde que ele retornou à Casa Branca, na segunda-feira. O documento não diz se o presidente tem sintomas.

O presidente dos EUA recebeu tratamento com um coquetel antiviral ainda em fase de testes no país. Em vídeo, ele disse que “sente melhor do que 20 anos atrás” e pretende liberar esse medicamento — ainda sem eficácia completamente comprovada — a todos os americanos.

Trump recusa debate virtual

Presidente americano, Donald Trump, e o ex-vice-presidente Joe Biden durante o primeiro debate presidencial nesta terça-feira (29), em Cleveland, Ohio  — Foto: Patrick Semansky/AP
Presidente americano, Donald Trump, e o ex-vice-presidente Joe Biden durante o primeiro debate presidencial nesta terça-feira (29), em Cleveland, Ohio — Foto: Patrick Semansky/AP

A emissora americana ABC anunciou nesta quinta que fará um evento apenas com o candidato democrata à presidênciaJoe Biden, em 15 de outubro, data em que ocorreria o segundo debate entre ele e o presidente Donald Trump.

O anúncio foi feito depois que a comissão organizadora informou que os dois candidatos participariam de um debate virtual, para evitar riscos, já que o presidente ainda se recupera da Covid-19. Trump, no entanto, recusou a oferta, que chamou de “ridícula”.

“Eu não vou perder meu tempo com um debate virtual, essa não é a ideia de um debate. Senta-se atrás de um computador e se debate, é ridículo. Isso não é aceitável para a gente”, disse ele.

Democrata e republicano têm ainda agendado o que seria um terceiro debate, para o dia 22. A equipe de Trump chegou a sugerir que fosse marcado um novo encontro no dia 29, a menos de uma semana das eleições de 3 de novembro, mas desta vez foi a campanha de Biden quem recusou.