Em debate de tom mais moderado, Harris ataca Trump e Pence rebate para defendê-lo

Kamala Harris e Mike Pence em debate na University of Utah, na quarta-feira (7) — Foto: Globonews

POR G1 — Em um clima muito mais tranquilo e cordial do que o do debate protagonizado por Joe Biden e Donald Trump, os candidatos à vice presidência dos EUA, Kamala Harris e Mike Pence, debateram nesta quarta-feira (7) pela primeira e única vez antes da eleição. A epidemia de coronavírus, principal tema da noite, rendeu duras críticas a Trump e ao atual vice-presidente, chefe da força-tarefa do governo responsável por seu combate.

“O povo americano testemunhou o que é o maior fracasso de qualquer administração presidencial na história de nosso país”, afirmou Harris, citando números de casos e mortes por Covid-19 nos EUA.

Em sua defesa, Pence disse que, desde o primeiro dia, Trump colocou os EUA em primeiro lugar. “Ele fez o que nenhum outro presidente fez, proibiu viagens da China, e senador Biden disse que isso era xenofobia”. Segundo Pence, isso salvou milhares de vidas.

Harris, no entanto, cobrou outras ações tomadas desde o início da pandemia, e acusou a presidência de esconder dados da população. “O presidente e o vice sabiam sobre os perigos, inclusive da transmissão pelo ar, e não informaram a população”.

Kamala Harris e Mike Pence em debate na noite desta quarta-feira (7). — Foto: REUTERS/Brian Snyder
Kamala Harris e Mike Pence em debate na noite desta quarta-feira (7). — Foto: REUTERS/Brian Snyder

Ela redobrou as críticas quando Pence foi questionado por que membros do governo se expuseram ao participar de um evento no jardim da Casa Branca, no final de setembro, onde acredita-se que muitos foram contaminados pelo coronavírus, inclusive o presidente Trump.

“Foi um evento ao ar livre… o presidente Trump e eu temos grande confiança no povo americano e em sua capacidade de colocar em prática as informações sobre como evitar o contágio. Nós temos respeito pelo povo”, disse Pence.

“Vamos falar sobre respeitar o povo americano. Você respeita o povo americano quando diz a verdade. Você respeita o povo americano quando tem a coragem de ser um líder, falando daquelas coisas que você pode não querer que as pessoas ouçam, mas que elas precisam ouvir para que possam se proteger”, rebateu Harris.

A democrata afirmou ainda que seu companheiro de chapa tem um plano para o caso de ser eleito e assumir o cargo antes do fim da pandemia. Segundo ela, sua administração terá foco em “ampliar rastreamento de contato e testes, na administração da vacina e em certificar-se de que ela será gratuita para todos”.

O papel do vice

O debate entre os vices, que normalmente desperta atenção menor, este ano se tornou mais relevante pelo papel que pode ser desempenhado pelo vencedor: seja Donald Trump, de 74 anos, ou Joe Biden, de 77, quem levar a eleição de 3 de novembro será o mais velho presidente dos EUA até hoje. Desta forma, muitos acreditam que existem grandes chances de o vice chegar ao cargo.

Além disso, tanto Harris quanto Pence surgem como escolhas naturais de seus partidos para candidaturas à presidência em 2024.

No entanto, ambos evitaram responder diretamente quando questionados sobre a saúde de seus colegas de chapa e se tiveram conversas sobre a possibilidade de assumirem o cargo. Os dois apenas disseram que tanto Biden quanto Trump são “transparentes”.

Pence afirmou que a transparência adotada pelo presidente ao informar sobre sua saúde durante seu tratamento de Covid-19 irá continuar e Harris aproveitou a oportunidade para encaixar nova crítica: disse que Biden é transparente não só em relação à saúde, mas a todo o resto em sua longa vida pública, enquanto Trump esconde dados como suas declarações de impostos e dívidas, recém-reveladas em reportagem do “New York Times”.

“Para que todos entendam, quando falamos em dívida, significa que você deve dinheiro a alguém. Seria muito bom saber a quem o presidente dos Estados Unidos, o comandante-chefe, deve dinheiro ”, disse Harris. “Porque o povo americano tem o direito de saber o que está influenciando as decisões do presidente”, provocou.

Economia

Ao debaterem o estado da economia dos EUA, os dois candidatos discutiram sobre corte de impostos: Pence disse que Biden quer interromper corte de impostos, mas Harris diz que a medida não valeria para quem ganha menos de US$ 400 mil.

Segundo a senadora, a saúde da economia se baseia na saúde do trabalhador e da família, mas Trump “mede a economia pela quantidade de pessoas ricas”.

Kamala Harris e Mike Pence debatem em Utah — Foto: Brian Snyder/Reuters

Kamala Harris e Mike Pence debatem em Utah — Foto: Brian Snyder/Reuters

A discussão sobre economia continou quando eles falaram sobre meio ambiente, quando Pence afirmou que a atual administração tem orgulho de seus dados sobre o assunto. Segundo ele, Biden e Harris iriam voltar ao Acordo de Paris, adotariam o Green New Deal e iriam banir a prática do fracking (método poluente de extração de gás e petróleo que se baseia na injeção de material sob pressão no subsolo, provocando fraturas), o que iria “arrasar famílias americanas”.

Em resposta, Harris afirmou que Joe Biden não irá banir o fracking, e “isto é um fato”. Ela disse ainda que o democrata pretende criar empregos, e que milhões deles virão do uso de energia limpa e renovável. “Joe acredita na ciência. Vamos voltar ao Acordo Climático com orgulho. Já esta administração tirou as palavras Ciência e Mudanças Climáticas de seu site”, acrescentou.

Também ao comentarem a relação com a China a questão econômica permeou a conversa, com Harris acusando Trump de perder a guerra econômica.

“Perder a guerra econômica com a China? Biden nunca a disputou!”, rebateu Pence.

Ainda sobre a China, o vice-presidente repetiu o discurso de Donald Trump, afirmando que o país, juntamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS), deveriam ser responsabilizados pela pandemia de coronavírus.

Os dois candidatos também ecoaram os discursos de Trump e Biden ao discutirem a indicação de Amy Coney Barrett para a Suprema Corte, com Harris repetindo que o correto seria o próximo presidente eleito fazer a nomeação, refletindo o desejo dos eleitores, já que assuntos de extrema importância, como o Obamacare e o aborto podem ser definidos com a nova composição da corte.

“Palestra”

Quase ao final do debate, a senadora da Califórnia chegou a demonstrar irritação durante uma discussão sobre justiça racial.

Ela afirmou que a família de Breonna Taylor não teve a justiça que merecia e citou ainda o caso de George Floyd, afirmando que “nunca vamos tolerar a violência, mas devemos lutar pelos valores que prezamos”.

Harris disse ainda que precisa haver reformas na polícia e na justiça criminal, e defendeu a proibição de estrangulamentos, a exigência de registro nacional para policiais que infringirem a lei, o fim das das prisões privadas, da fiança em dinheiro e a descriminalização do porte de maconha.

Já Mike Pence lamentou o caso de Taylor, mas disse que acredita no sistema de justiça dos Estados Unidos. “Em relação a George Floyd, não há desculpas para o que aconteceu, mas a justiça será feita”, afirmou, acrescentando, porém, que não existe razão que justifique os protestos violentos.

“Mas essa ideia de que a América é sistemicamente racista e de que há preconceito implícito na aplicação da lei, como dizem Biden e Harris, é um grande insulto para os homens e mulheres que trabalham nesse setor”, afirmou.

Foi então que Harris, ex-procuradora federal, respondeu irritada, dizendo ser a única naquele palco a já ter acusado legalmente uma série de criminosos de todos os tipos. “Não vou sentar aqui e ouvir uma palestra do vice-presidente sobre o que significa fazer cumprir as leis do nosso país. Eu sou a única neste palco que processou pessoalmente de tudo, desde agressões sexuais infantis a homicídio”, afirmou.

Ela então citou o presidente Trump, afirmando que no debate contra Joe Biden o presidente não foi capaz de condenar um grupo supremacista branco e lembrando o episódio de Charllotesville, em 2017, quando ele disse que havia pessoas boas “dos dois lados” durante um incidente também envolvendo supremacistas brancos.

Quem é Kamala Harris, candidata do Partido Democrata à Vice-Presidência dos Estados Unidos

00:00/01:39

Quem é Kamala Harris, candidata do Partido Democrata à Vice-Presidência dos Estados Unidos