Currais Novos: estátua do Mons. Paulo Herôncio é fixada em praça que está sendo reconstruída

As obras seguem em processo avançado e deverá ser entregue nos próximos meses a comunidade. — Foto: Divulgação

Foi instalada em Currais Novos, na segunda-feira (28), a estátua do Monsenhor Paulo Herôncio em lugar de destaque na Praça que leva o nome do sacerdote. As obras seguem em processo avançado e deverá ser entregue nos próximos meses a comunidade. A reforma e ampliação da Praça é um presente do empresário Sérgio Dantas, seguidor e admirador da obra do Monsenhor que foi vigário de Currais Novos por 26 anos.

A escultura foi produzida pelo artista plástico Ezequiel Quinino e mede 1,80m, pesa 280 quilos e impressiona pelos detalhes da fisionomia de serenidade do monsenhor. A estátua também mostra o detalhe físico do religioso, que usava calçado adaptado para compensar a diferença de altura em uma das pernas.

Há oito anos o artista Ezequiel Quinino se dedica exclusivamente a arte, principalmente as esculturas em cimento. Originário de São João do Sabugi, o artista mora atualmente na comunidade São Luís, na zona rural de Currais Novos.

Praça Monsenhor Paulo Herôncio

O projeto de reforma da praça é assinado pela arquiteta curraisnovense Daniela Othon e executado pela Construtora Sol. A proposta é inspirada nos elementos da igreja, como a hóstia consagrada e o ostensório, além do barrete – tipo de chapéu que Monsenhor Paulo Herôncio usava nas caminhadas. A praça, que será inaugurada em janeiro de 2021, fica em frente ao Abrigo de Idosos e terá uma capela mariana aberta, além do busto e a estátua do religioso.