Convidados: atriz Titina Medeiros, educador Fabrício Cardoso do Conexão Felipe Camarão e a maranhense Diana Pereira Sousa irão falar sobre arte, cultura e educação integral — Foto: Divulgação

O projeto Conexão Felipe Camarão, que atua na Zona Oeste de Natal com educação integral, vai realizar uma ação no programa de rádio EJA EM AÇÃO, na próxima sexta-feira, dia 2 de outubro, a partir das 18h50, na Rádio Rural de Caicó, 102,7 FM. O programa será especial com o tema: Círculo da Cultura: Narrativas Poéticas, com convidados especiais do Conexão Felipe Camarão, como a atriz Titina Medeiros, o professor de Rabeca Fabrício Cardoso e Diana Pereira Sousa (MA), mestre em direitos humanos e membro do Instituto Formação no Maranhão. Será um programa especial com muita arte, cultura, educação integral, além do encanto dos artistas ligados ao projeto, tendo como mediadores a Iaponira Costa e Valentim.

Durante o programa, cada convidado vai contar um pouco de sua história, a influência que a cultura teve no seu campo profissional e seus projetos.

O programa radiofônico EJA EM AÇÃO é uma realização da 10ª DIREC de Caicó/RN, e da SEEC/RN em parceria com a Rádio de Educação Rural de Caicó, 102,7FM.  Desde o dia 15/04 vai ao ar, diariamente, de segunda a sexta, das 18h50 às 19h40, oportunizando ao estudante da Educação de Jovens e Adultos, a priori, a continuidade de suas trajetórias formativas, além do alcance humanitário que é o seu principal objetivo. O programa conta com valiosas parcerias, como a do Instituto Paulo Freire/SP e agora também criou uma parceria com o Conexão Felipe Camarão.

Tendo iniciado suas ações em 2003, o Conexão Felipe Camarão é um projeto que integra crianças, adolescentes e jovens (e seus familiares) em ações desenvolvidas por educadores, músicos e Mestres de Tradição que compõem a equipe e tem aprimorado o trabalho ao longo dos anos. Agora chegou a hora de se reinventar e mostrar todo esse trabalho para o mundo através da internet, com o patrocínio da Cosern, Instituto Neoenergia e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo.

Informações dos convidados:

Titina Medeiros – Atriz de teatro, tv e cinema. Fundadora da Casa de Zoé, produtora responsável pela criação do espetáculo “Meu Seridó”.   Atualmente está no elenco do sitcom “Os Roni”, no Multishow.   Na tv seus principais trabalhos foram as novelas “Cheias de Charme”, “Geração Brasil”, “A Lei do Amor” e a supersérie “Onde Nascem os Fortes”, todas na Rede Globo. Foi integrante dos Clowns de Shakespeare com quem atuou nos espetáculos “Sua Incelença, Ricardo III”, “Dois Amores y Um Bicho”, “Hamlet”, “Muito Barulho Por Quase Nada” e “Roda Chico”.  Com os Clowns também realizou a produção das 5 edições do Festival “O Mundo Inteiro é Um Palco”.

Fabrício Cardoso – Criado no bairro de Felipe Camarão em Natal – RN, descobriu a cultura ancestral dos Mestres de tradição oral através dos patrimônios imateriais da comunidade. Toda essa experiência no universo da cultura popular fortaleceu sua identidade como rabequeiro e educador. Atua há mais de dezesseis anos articulando atividades de arte educação com escolas e o seu território de origem, junto ao projeto conexão Felipe Camarão, em Natal-RN, onde chegou aos 10 anos de idade. Atualmente graduando em Pedagogia educação do campo pela UFPB, atua também como ilustrador e designer gráfico.

Diane Pereira Sousa – Maranhense da Baixada Maranhense, neta da dona Zuila, bacharel em direito, mestre em direitos humanos. Aos 13 anos começou nos projetos do Instituto Formação – Centro de Apoio a Educação Básica, onde é associada e gerente de projetos. É fellow Ashoka. Teve uma de suas tecnologias sociais indicadas para concorrer como uma das 100 melhores do mundo pela Hundred. Estuda e pesquisa cotidianos, modelos de educação alternativa e juventude. É sócia da FLG (Footbal Learning Global), rede que conecta jovens, escolas e organizações de 10 países em 5 continentes. Uma de suas especialidades em eventos nacionais e internacionais são as pontes poéticas(mediações) articulando sonhos e realidade.