Sessão de ‘Bacurau’ em cinema drive-in encerra festival em Caicó

Evento reuniu mais de 90 carros no Loteamento Serrote Branco, na noite de sábado (12). — Foto: Marcos Moreira

Por Isaiana Santos, Inter TV Costa Branca e G1 RN — A sessão drive-in do filme “Bacurau” marcou o encerramento do 3º Curta Caicó, festival de curtas-metragens que acontece desde 2018 na cidade de Caicó, a 256 km de Natal. A exibição reuniu mais de 90 carros na noite de sábado (12), todos mantendo o distanciamento entre os veículos, no Loteamento Serrote Branco.

O evento deste ano precisou ser adaptado para as plataformas digitais por causa da pandemia do novo coronavírus e o drive-in foi a principal novidade para o público. Eram permitidas quatro pessoas por carro. Uma estrutura de telão foi montada e o som foi transmitido através de uma frequência de rádio.

“A gente está trazendo o encanto, a magia da sétima arte para uma região que não tem cinema”, destacou Raildon Lucena, idealizador do Curta Caicó.

A história do filme se passa em um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau. Eles descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. As cenas foram gravadas na comunidade da Barra, no município de Parelhas, e também nas cidades de Currais Novos e Acari, todas na região Seridó.

“Nós estamos fazendo esse trabalho pela resistência da nossa cultura, pela possibilidade de trazer as pessoas e fazer com que elas vejam a importância do audiovisual. Para a gente, é uma alegria trazer Bacurau para Caicó, é um filme que dialoga muito com a nossa região”, disse Raildon sobre a relação do filme com o Seridó.

Na tranquilidade da calçada de casa, Navde Rafael pôde acompanhar a sessão. Reuniu toda a família com direito a baldinho de pipoca, como no cinema tradicional. “É uma experiência incrível, inovadora para a região do Seridó, principalmente para Caicó, e nós tivemos a oportunidade de assistir aqui de casa esse filme excepcional”, falou.