Vivaldo Costa posiciona-se contrário a retomada das aulas presenciais no RN

Para o parlamentar, a reabertura das unidades de ensino representa um risco elevado aos idosos — Foto: Divulgação

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) posicionou-se contrário a retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Norte. O tema vem sendo debatido entre as secretarias municipais e estadual, representantes das escolas privadas e sociedade. Para o parlamentar, a reabertura das unidades de ensino representa um risco elevado aos idosos, classificado como grupo de risco durante a pandemia do novo coronavírus.

“Nos últimos 30 dias, morreram 10 pessoas em Caicó, todos do grupo de risco, com mais de 65 anos, 70, 80 anos. E se isso está acontecendo em Caicó, pode estar acontecendo em outras cidades. É importante proteger o idosos. Por isso queria dizer que abrir as escolas agora é uma temeridade. A criança vai para a escola, se contamina, leva o vírus para dentro de casa, contamina o idoso, que não suporta. Eles estão em casa de quarentena há seis meses. É hora de continuar a proteção, a vacina está perto de chegar”, disse Vivaldo Costa, durante o horário destinado aos deputados na Assembleia Legislativa do RN.

A paralisação das aulas presenciais por causa da pandemia no Rio Grande do Norte está prestes a completar seis meses. Desde então, crianças, adolescentes e jovens estão em casa, Parte dos estudantes, que somam aproximadamente um milhão de pessoas no estado, continuou com atividades pedagógicas virtuais, principalmente na rede privada. Enquanto familiares se queixam das muitas horas de exposição às telas (computador, tablete, celular), Governo do Estado e prefeituras buscam consenso e aprovação dos protocolos de segurança para esse retorno.