Esposa de Dória diz em evento que parte das pessoas que vive nas ruas é ‘preguiçosa’

'A gente sabe, mas a gente não pode falar, tem que só ajudar', completou a primeira-dama — Foto: Reprodução

Por Beatriz Borges e Tahiane Stochero, G1 SP — A primeira-dama do estado de São Paulo, Bia Doria, afirmou nesta sexta-feira (28) em uma reunião online do programa de voluntariado da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que há pessoas em situação de rua que são “preguiçosas”.

“Ou é a bebida, ou é desamor em casa, ou é algum problema químico e as pessoas vão para a rua. E também tem os preguiçosos que a gente sabe, mas a gente não pode falar, tem que só ajudar”, disse a primeira-dama.
A declaração foi dada quando Bia Doria detalhava as ações da Campanha do Inverno Solidário, a qual lidera, durante uma reunião do programa de voluntariado da Sabesp.

Em nota, a assessoria de Bia Doria disse que a frase “foi tirada de contexto” e que a primeira-dama “tem muito respeito pelas pessoas que moram na rua”.

“A frase de Bia Doria foi tirada de contexto. Em uma reunião virtual de mais de uma hora de duração do programa de voluntariado da Sabesp, a presidente do Fundo Social detalhou todas as ações da Campanha do Inverno Solidário liderada por ela, que este ano bateu recorde de doações distribuindo 154 mil cobertores novos para a população em situação de rua em todo Estado. Na mesma ocasião Bia Doria explicitou que ‘cada morador de rua tem um problema grande e diverso’ e explicou que junto à sua equipe de assistentes sociais trabalha diariamente para ajudar estas pessoas e encaminhar cada caso para o atendimento adequado. Bia Doria tem muito respeito pelas pessoas que moram na rua.”

Em outra ocasião, no início de julho, em uma entrevista à socialite Val Marchiori, a primeira-dama afirmou que marmitas não deveriam ser doadas a moradores de rua porque “as pessoas gostam de ficar na rua” e elas “têm que se conscientizar e sair dessa situação”.

Gravado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, o vídeo da entrevista foi publicado em uma rede social e se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter.

“Mas olha, falando dos projetos sociais, algo muito importante é assim: as pessoas que estão na rua, não é correto você chegar lá na rua e dar marmita e dar porque a pessoa tem que se conscientizar que ela tem que sair da rua. Porque a rua hoje é um atrativo, a pessoa gosta de ficar na rua”, afirma Bia Doria.

Uma pesquisa da Prefeitura de janeiro deste ano revelou que a população de rua cresceu 53% nos últimos quatro anos, chegando a 24 mil pessoas. Bia cita esse número, que diz ser “muito grande”. Ela é presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo e está à frente do Fundo Social de Solidariedade com projetos como Alimento Solidário e Inverno Solidário.

No vídeo, Val e Bia falam que moradores de rua resistem a procurar abrigos porque “não querem ter responsabilidades.”

“Você estava me explicando e eu fiquei passada. Eles não querem sair da rua porque em um abrigo eles têm horário para entrar, eles têm responsabilidades, limpeza, e eles não querem, né”, diz Val.

“Não querem”, responde Bia. “A pessoa quer, ela quer receber, ela quer a comida, ela quer roupa, ela quer uma ajuda e não quer ter responsabilidade. Então isso tá muito errado, porque se a gente quer viver num país…”, continua Bia.

“É, todo mundo tem suas responsabilidades, todo mundo”, interrompe Val. “Nós temos, se a gente não pagar nossas contas…”, completa Bia.

Durante a conversa, Val elogia o trabalho de Bia, reclama de ter de usar máscara e conta que “graças a Deus” já teve Covid-19. Bia diz que, então, ela pode tirar a máscara e só voltar a usar ao sair do local.

“E a Bia Doria está fazendo um trabalho maravilhoso, de consciência mesmo, as pessoas que vivem na rua tentar levar para os abrigos, eu tenho acompanhado aí e esse é o trabalho da primeira-dama, gente, não é só fazer foto não, hello, acha que primeira dama só fica com o cabelinho arrumado? Não, não, a Bia ó, a Bia é mão na massa aqui, a loca. Ai gente, eu detesto falar de máscara, mas enfim”, diz Val.

Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação do governo estadual esclarece que a fala de Bia “foi tirada do contexto” e diz que a intenção dela “é que as pessoas em situação de rua tenham acesso aos abrigos públicos, onde terão alimentação de qualidade dentro das normas de higiene da Vigilância Sanitária, e uma condição de vida mais digna. Ou mesmo nos Restaurantes Bom Prato, que recentemente decretaram gratuidade aos moradores de rua.”

Horas depois, Bia usou suas redes sociais para pedir desculpas. “Peço desculpas se a maneira como falei deu a entender que não devemos amparar quem vive na vulnerabilidade. Eu tenho a consciência tranquila, porque sei o que faço todos os dias pelos mais carentes.”

Bia Doria pede desculpas — Foto: Reprodução