Médico ortopedista Dr. Tiago Almeida lidera em todos os cenários em Parelhas

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código RN-09578/2020. — Foto: Reprodução

Considerando apenas os votos válidos, isto é, eliminando as intenções de voto em branco ou nulo e os indecisos, Dr. Tiago tem 53,8%; Alexandre Petronilo, 42,9%; e Aurélio Macedo, 3,3%.

O Instituto Exatus também testou um cenário com apenas dois candidatos: Dr. Tiago e Alexandre Petronilo. Nesta rodada, a distância entre os dois diminui, configurando praticamente um empate técnico. O médico, contudo, aparece numericamente à frente, com 39,5% das intenções de voto, enquanto que o atual prefeito foi escolhido por 33,5% dos entrevistados.

10,5% não souberam ou não quiseram responder ao item, enquanto 16,5% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo. Considerando só os votos válidos, Dr. Tiago tem 54,1%, contra 45,9% de Alexandre.

Foram entrevistadas 400 pessoas em Parelhas entre os dias 13 e 14 de agosto. A margem de erro é de 4,7% para mais ou menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código RN-09578/2020.

CLIQUE AQUI e leia a matéria na íntegra do Portal Agora RN.

Fátima e Bolsonaro

O Instituto Exatus também pediu aos parelhenses uma avaliação das gestões da governadora Fátima Bezerra e do presidente Jair Bolsonaro. Em relação à gestão estadual, 51,3% aprovam e 42,3% desaprovam. Outros 6,4% não souberam ou não quiseram responder. Não souberam ou não quiseram responder ao item 6,4% dos entrevistados. Já em relação à Bolsonaro, 49% disseram aprovar o governo federal. Outros 45% desaprovam o trabalho do presidente. Por fim, 6% não sabem ou não quiseram responder a esse item da pesquisa.

A pesquisa mostrou, ainda, que os eventuais apoios de Fátima e Bolsonaro a candidatos em Parelhas não seriam imprescindíveis para a vitória. Pelo contrário: 54,4% dos entrevistados disseram que não votariam em um candidato apoiado pelo presidente da República e 2,3% ainda frisaram que não votariam “de maneira nenhuma”. Já 20,2% declararam que votariam em um candidato de Bolsonaro e 7,3% ressaltaram que “com certeza” votariam. 13% disseram que talvez votariam, enquanto 2,8% não souberam ou não quiseram responder ao item.

Em relação à Fátima Bezerra, 48,8% dos entrevistados responderam que não votariam em um candidato apoiado pela governadora e 0,5% não votariam “de maneira nenhuma”. Outros 28,8% afirmaram que votariam, enquanto que 5% “com certeza” votariam. 13,5% declaram que talvez votariam e 3,4% não souberam ou não quiseram
responder ao item.

Rejeição

O atual prefeito de Parelhas, Alexandre Petronilo, lidera no quesito rejeição. Segundo a pesquisa, 22,2% disseram que jamais votariam nele para a reeleição. Aurélio Macedo é rejeitado por 12,3%, seguido por Dr. Tiago, com 9,3%; Humberto Gondim, com 9,3%; e Francisco do PT, com 5,2%. Os demais não chegaram a 1% das citações. 32,6% não sabem ou não quiseram responder ao item da pesquisa, enquanto que 8,2% pretendem votar em branco, nulo ou nenhum dos candidatos.

Sem comícios

Os parelhenses também declararam na pesquisa Exatus/Agora RN que desejam uma campanha atípica este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus. Para 80,5%, a campanha deve ser sem comícios e passeatas, sendo concentrada nas redes sociais e na televisão. 6% declararam que a eleição deve acontecer como sempre foi, com aglomerações, apesar da Covid-19. Houve ainda quem respondesse que não deveria haver eleição este ano (2,5%), que deveria haver apenas a votação (0,3%) e que tanto faz (0,3%). Não souberam ou não quiseram responder ao item 10,4% dos entrevistados.