Governo do RN determina que frota de ônibus intermunicipais volte a fluxo regular

O serviço está reduzido desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. — Foto: Anna Alyne Cunha

As empresas que fazem o transporte intermunicipal de passageiros no Rio Grande do Norte deverão voltar a operar com a frota regular a partir do dia 21 de agosto. Isso é o que determina decreto publicado pelo Governo do Estado neste sábado (15). O serviço está reduzido desde março por causa da pandemia do novo coronavírus.

O texto informa que partir do dia 21 de agosto as empresas que exploram o Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Rio Grande do Norte (STIP/RN) devem retomar o fluxo regular de suas frotas, para atender toda a população, que aos poucos retorna à sua rotina.

No entanto, as operadoras do serviço devem observar as medidas estabelecidas no protocolo setorial para retomada das atividades relativas ao transporte, estabelecida em uma portaria do governo.

Durante a suspensão parcial dos serviços, somente uma empresa demitiu cerca de 120 funcionários.

Com o retorno dos horários normais das linhas que atendem à região Metropolitana de Natal, o diretor de transporte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rômulo Lins, alertou para o risco de superlotação nos horários de pico e orientou que a população use os horários chamados de entre picos.

“É interessante ressaltar para a população que a pandemia não acabou e, mesmo que as empresas obedeçam ao protocolo de segurança, cabe a cada pessoa ter discernimento sobre a necessidade de sair de casa. E se for sair, optar por não entrar em ônibus lotado, que todo mundo sabe é uma realidade que não é de agora”, disse.

O decreto prevê ainda que as empresas poderão apresentar ao DER um plano de redução para as linhas que ainda não apresentarem demanda, mas só podem reduzir o serviço após autorização. Embora as empresas sejam privadas, o serviço de transporte coletivo é publico e concedido à iniciativa privada.