Conexão Felipe Camarão realiza Live sobre músicas de tradição nesta sexta-feira

O Osquestrim é uma pequena orquestra de percussão, metais e rabecas formada por alunos do Conexão Felipe Camarão — Foto: Assessoria

O projeto Conexão Felipe Camarão, que atua na Zona Oeste de Natal com educação integral, vai realizar nesta sexta-feira (14), às 16h, através das suas mídias sociais no Facebook e YouTube, uma live Conexão de Saberes, com o tema: Roda de Prosa 4 – Sons de Felipe Camarão. Na ocasião, a live vai marcar a disponibilização do registro fonográfico do Orquestrim, com músicas gravadas por alunos do Conexão. O registro estará disponibilizado através de plataformas digitais.

A live contará com as participações Maciel Salu (PE), Leonardo Tomé (Regente do Orquestrim), Carlos Zens (Coordenador do Registro do Orquestrim), Caio Padilha (Músico e rabequeiro) e o mediador Fábio Presgrave (Professor da Escola de Música da UFRN). O objetivo será discutir sobre a musicalidade dos Mestres de Tradição, além do acervo musical construído no Conexão a partir da música do Boi de Reis, do Mestre Manoel Marinheiro, além de outros mestres regionais, como Maciel Salu que trará o Maracatu de Pernambuco. Será um grande entendimento musical.

“A live vai falar um pouco da história do projeto junto com o entendimento da sua formação musical. É bem interessante quando os alunos do Conexão escutam a música do Mestre Manoel Marinheiro num primeiro momento, e a referência da música de tradição oral fica e vai se integrando a esse universo de repertórios de mestres que já passaram por Felipe Camarão, como Siba Veloso, Jardes Macalé, Jorge Mautner, Mestre Bule Bule, Lia de Itamaracá, e a música de Chico Antônio”, comenta Vera Santana, Diretora do Conexão Felipe Camarão.

O Osquestrim, que é uma pequena orquestra de percussão, metais e rabecas formada por alunos do Conexão Felipe Camarão, é o somatório de tudo isso. As músicas gravadas pelo Orquestrim, como por exemplo a “Meu lindo Jaraguá”, composta pelo aluno Matheus Vieira, estará sendo disponibilizada, como outras músicas criadas no Conexão. Durante a live será divulgado o link para acesso: https://soundcloud.com/conexaofelipecamarao/sets/orquestrim-conexao-felipe-camarao

Tendo iniciado suas ações em 2003 e se tornado Conexão Felipe Camarão em 2005, o projeto integra crianças, adolescentes e jovens (e seus familiares) em ações desenvolvidas por educadores, músicos e Mestres de Tradição que compõem a equipe e tem aprimorado o trabalho ao longo dos anos. Agora chegou a hora de se reinventar e mostrar todo esse trabalho para o mundo através da internet, com o patrocínio da Cosern, Instituto Neoenergia e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo.