Avião se parte em dois durante pouso e deixa 17 mortos

Equipes de resgate procuram sobreviventes depois que um avião da Air India Express sofreu um acidente ao pousar no aeroporto de Calicute, no sul da Índia — Foto: Stringer/Reuters

Por G1 — Um avião da Air India Express se partiu em dois após derrapar na pista durante o pouso no aeroporto de Calicute, Índia, nesta sexta-feira (7). A aeronave repatriava cidadãos indianos que ficaram presos fora do país por conta da pandemia de coronavírus; há ao menos 17 mortos. (ASSISTIR VÍDEO ABAIXO)

Em um comunicado, a Air India Express detalhou que a aeronave transportava 184 passageiros e 6 tripulantes a bordo do voo IX-1344. A empresa confirmou a morte dos dois pilotos do Boeing 737, os capitães Deepak Sathe e Akhilesh Kumar. Outros quatro membros da tripulação estão em segurança.

“Ofereço minhas mais sinceras condolências aos parentes mais próximos e rezo por uma rápida recuperação dos feridos.” – Hardeep Singh Puri, ministro da Aviação Civil da Índia.

Segundo o governo indiano, duas equipes desembarcam em Calicute na madrugada deste sábado (8) para investigar as causas do acidente.

O aeroporto de Calicute está fechado e todos os voos foram desviados para o aeroporto de Kannur, a 100 km do local. Todos os passageiros já foram retirados dos escombros, segundo o governo indiano.

A aeronave que saiu de Dubai, nos Emirados Árabes, ultrapassou a pista e caiu em um barranco após perder a pista de pouso. Imagens feitas no local mostraram que a fuselagem da aeronave se partiu em dois com o impacto.

Voos comerciais estão proibidos na Índia desde o início da pandemia de coronavírus e segundo as autoridades locais, o voo tinha como objetivo repatriar cidadãos indianos que estavam fora do país.

Amitabh Kant, chefe da Comissão de Planejamento do governo indiano explicou que o aeroporto está localizado em uma região de difícil aterrissagem, no topo de uma colina com grandes depressões em ambos os lados.

“O acidente aconteceu por causa de fortes chuvas e pouca visibilidade. Isso é realmente devastador.” – Amitabh Kant, chefe da Comissão de Planejamento
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, escreveu em uma rede social que lamentava o acidente em Calicute e que já havia entrado em contato com as autoridades regionais. A operadora Air India Express, é um braço low-cost (de baixo custo) da Air India, maior companhia aérea do país.