Projeto do deputado Kleber Rodrigues nomeia Brejinho como a Terra da Farinha

Com o projeto, o deputado reconhece a grandeza cultural da farinha de mandioca e os reflexos na sociedade — Foto: Divulgação

O Deputado Estadual Kleber Rodrigues (PL) apresentou Projeto de Lei nomeando o Município de Brejinho como a Terra da Farinha do Estado do Rio Grande do Norte. Com o projeto, o deputado reconhece a grandeza cultural da farinha de mandioca e os reflexos na sociedade potiguar destacando a contribuição para o município. “Brejinho nasceu e se desenvolveu sob influência desta atividade econômica. Por isso, achei necessário apresentar o Projeto de Lei para dar esse título importante ao município da Região Agreste”, declarou o deputado.

Na justificativa, o deputado destacou ainda que a iniciativa reconhece a grandeza cultural da Farinha bem como a contribuição do complexo mandioqueiro como centro aglutinador e de consolidação de muitas comunidades rurais que nasceram e se desenvolvem sob influência das casas-de-farinha, promovendo sua própria história.

E encerra afirmando que “Devemos entender o crescente reconhecimento de comidas, sabores e práticas alimentares como patrimônio cultural, tanto por agências internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como nacionais, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”, finalizou.

Com o projeto, o deputado reconhece a grandeza cultural da farinha de mandioca e os reflexos na sociedade — Foto: Divulgação