Quadrilha de agiotas do interior é condenada a 427 anos de prisão

Mesmo com condenações que somam mais de 400 anos de prisão, a maioria continua solta — Foto: Reprodução

Por Fantástico — 427 anos de prisão. Essa foi a sentença para uma quadrilha que pratica agiotagem e extorsão em Sorocaba, no interior de São Paulo. Entretanto, mesmo com a condenação, a maioria dos integrantes continua solta.

Segundo a polícia, quem emprestava dinheiro a eles, a juros altos, tinha que dar um cheque como garantia. O esquema tornava as pessoas reféns de uma dívida interminável. A estratégia era impedir que as vítimas liquidassem suas dívidas. Quando elas atrasavam o pagamento eram ameaçadas e agredidas.

O Fantástico teve acesso aos áudios dos depoimentos das vítimas. “Se a gente não pagasse, eles iam até minha casa pegar minha mãe e minha avó”. Para quem não pagava no prazo, o ajuste de contas era num dos escritórios do bando. “Quando cheguei lá, ele já estava atrás da mesa com uma pistola na mão”, conta outra vítima.

Segundo as investigações, a quadrilha tinha 20 empresas para lavar o dinheiro das extorsões. Em quase dois anos, os bandidos movimentaram mais de R$ 118 milhões.