Guarda usa arma de eletrochoque em homem sem máscara

Segundo os agentes, ele estava sem máscara quando foi abordado, se recusou a fornecer o documento de identificação e resistiu a ser levado para a delegacia — Foto: Reprodução

Por G1 Rio — A Guarda Municipal deteve um homem na Praia de Copacabana na tarde do último sábado (18). Segundo os agentes, ele resistiu à abordagem e foi imobilizado com uma arma de eletrochoque.

De acordo com a corporação, o homem foi detido por desacato, resistência e desobediência durante uma fiscalização sanitária. Segundo os agentes, ele estava sem máscara na areia com três mulheres quando foi abordado.

Segundo os agentes, o homem de 25 anos não acatou a orientação de colocar o equipamento de proteção e se recusou a fornecer o documento de identidade para a notificação.

A Guarda Municipal afirmou ainda que ele xingou a equipe. Ele teria reagido quando foi comunicado de que seria conduzido à delegacia e precisou ser imobilizado com a ajuda da pistola de eletrochoque.

Nas imagens, ele aparece com uma máscara no rosto e pede para as pessoas que estão no calçadão filmarem a ação, enquanto os agentes o comunicam que ele será encaminhado à delegacia. Ele tenta se desvencilhar dos agentes e é imobilizado.

As pessoas ao redor o alertam para ele ficar calmo e que ele estaria cometendo crime de desacato.

Ele consegue se livrar dos policiais e é atingido pela arma de eletrochoque. As pessoas no calçadão começam a gritar. O homem foi algemado e levado para a van da Guarda Municipal.

Segundo os guardas, ele foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Copacabana para retirar os dardos e a ocorrência foi registrada na 12 DP (Copacabana).

A Guarda Municipal registrou, até esta segunda (20), 1.532 multas pela falta do uso de máscara, que é obrigatório na cidade.

Duas cidades ‘apagadas’

No domingo (19), Estado do Rio de Janeiro registrou 12.114 mortes por Covid-19 e contabilizou 138.524 casos confirmados da doença.

O número de óbitos equivale a “apagar” duas cidades do RJ do mapa. Somadas, as populações de Macuco e São José de Ubá – ou Macuco e Laje do Muriaé, se aproximam do total de mortes.

Outro caso

O caso não foi o único. No domingo, um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo foi flagrado humilhando um guarda civil municipal de Santos, no litoral de São Paulo, após ser multado por não utilizar máscara enquanto caminhava na praia.

Um vídeo obtido pelo G1 mostra Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira chamando o GCM de ‘analfabeto’, rasgando a multa e jogando o papel no chão.