Orquestra Sinfônica do RN lança vídeo em homenagem ao Nordeste e à música Armorial

Interpretação da peça Cantiga, de Clóvis Pereira, tem arranjo de Willames Costa — Foto: Divulgação

Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN segue suas ações com o projeto Movimento Sinfônico que, além do tradicional Terças Clássicas, agora apresentado pelo canal oficial no YouTube e na página do Facebook, traz uma série de Vídeo Homenagem. E, o segundo vídeo já vai ao ar neste sábado (18), às 17h. Uma homenagem ao Nordeste e à música armorial. Acesse o link e assista em primeira mão https://www.youtube.com/watch?v=XddfYXMJ5BI&feature=youtu.be

Com a participação de todos os músicos da OSRN, a peça CANTIGA, de Clóvis Pereira foi gravada no formato que se popularizou durante a pandemia: cada um na sua casa e com o próprio smartphone. Foram muitas as etapas do processo, entre elas, a escolha da peça pelo diretor artístico Linus Lerner, e o arranjo original por Willames Costa. Depois, cada músico recebeu sua partitura e gravação guia por e-mail. A produção cuidou para que cada um obtivesse orientações de como proceder para lograr uma boa qualidade de gravação, tanto para som quanto para imagem. O material teve mixagem e edição de Eduardo Pinheiro e Linus também fez uma seleção de imagens para ampliar o valor estético do vídeo.

“Nós acreditamos no poder da arte na educação, na formação cidadã, no desenvolvimento humano e na manutenção da saúde, por isso, não vamos poupar esforços para manter a conexão com o público potiguar e, agora ainda mais, para além das fronteiras devido ao compartilhamento de conteúdo através da internet,” explana Tatiane Fernandes, diretora de produção da OSRN.

A ideia é que a série Vídeo Homenagem tenha produção de um vídeo por mês, integrando o conteúdo do Programa Concertos Oficiais do projeto Movimento Sinfônico, com o mesmo cuidado e qualidade do que antes da pandemia era realizado no Teatro. O primeiro material está disponível e foi: Ária da Quarta Corda (Suíte para Orchestra No.3) – Johan Sebastian Bach, em homenagem aos heróis da saúde. Gravado pelos músicos da OSRN, com participação da soprano Tatiana Vanderley, diretamente de Áquila, na Itália. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=cCAOrsu_7_0

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 tem patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. Apoio G7 Comunicação. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais.

Música Armorial

A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos “folhetos” do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus “cantares”, e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados”, Ariano Suassuna.