Conexão Felipe Camarão realiza ações online durante pandemia

Em tempos de pandemia, o Conexão Felipe Camarão resolveu se reinventar. Sem as escolas funcionarem e com o isolamento social, as atividades desenvolvidas através das oficinas ficaram sem poder acontecer. Por isso, todas as mídias sociais do Conexão foram acionadas para integrar conteúdo virtual que possa interagir com outros sujeitos sociais e espaços de reflexão sobre cultura, educação integral, memória e patrimônios imateriais. As duas primeiras lives acontecerão nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, e na sexta-feira (17), a partir das 16h, no Facebook e Instagram do Conexão, respectivamente.

É importante observar, que mesmo se voltando para as ferramentas digitais, o Conexão Felipe Camarão entende a questão contrastante de falta de acesso da comunidade à internet, característica do espaço social de desigualdade num bairro como Felipe Camarão, que inviabiliza a integração total de seus integrantes, como seus alunos, professores e toda a comunidade; mas, por outro lado, considera a ampliação do diálogo a partir de um “olhar de fora para dentro”, com novos integrantes desse debate, que as ações digitais e virtuais, poderão proporcionar, quando é possível através das mídias outras pessoas acompanhem e interajam nessa nova fase que estamos vivendo. Através do Instragram, Facebook, Twitter e YouTube (@conexaofelipecamaraooficial); (conexaofelipecamarao), (@conexaofcamarao) e (canalconexaofelipecamarao) vamos disponibilizar uma programação com ações, como: Rodas de Prosa, vídeos, lives, podcast, depoimentos, além da disponibilização de um registro fonográfico.

Todas as ações online terão como base depoimentos na linha da memória viva, história do Conexão e da importância do projeto para o desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens da comunidade. Um diálogo entre as escolas públicas da comunidade, movimentos sociais e famílias em interatividade com a cidade e o país. Tudo em consonância com os pilares: Cultura de Tradição / História da Cultura Civilizatória Brasileira em recorte especial em Felipe Camarão, Natal, RN, além do Desenvolvimento Humano em consonância com os pilares que apontam a UNESCO no combate à desigualdade social, educação para todos, desenvolvimento sustentável, cultura como bem material e imaterial de um povo.

Questionamentos como: O que o projeto provoca na comunidade de Felipe Camarão? Qual a importância dessas ações para erradicação da desigualdade social na comunidade? Outro momento importante é a ação integrada Escola Comunidade para implementar a educação integral, a inovação na Educação, além da valorização dos Mestres de tradição, patrimônios cultura imaterial.

Tendo iniciado suas ações em 2003 e se tornado Conexão Felipe Camarão em 2005, o projeto integra crianças, adolescentes e jovens (e seus familiares) em ações desenvolvidas por educadores, músicos e Mestres de Tradição que compõem a equipe e tem aprimorado o trabalho ao longo dos anos. Agora chegou a hora de se reinventar e mostrar todo esse trabalho para o mundo através da internet, com o patrocínio da Cosern, Instituto Neoenergia e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo.