Deputado Paulinho da Força é alvo da PF por suspeita de crime eleitoral

Policia investiga deputado federal por ter recebido doações eleitorais não contabilizadas no valor total de R$ 1,7 milhão — Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

Por Metrópoles — A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Eleitoral, deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a Operação Dark Side. Entre os alvos está o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

Por meio da quebra dos sigilos bancários, intercâmbio de informações com o antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e testemunhos, foi constatado o recebimento por Paulinho da Força de doações eleitorais não contabilizadas, “de maneira dissimulada”, durante as campanhas de 2010 e 2012, no valor total de R$ 1,7 milhão.

Com o decorrer das investigações, apurou-se que o escritório de advocacia, supostamente envolvido na simulação da prestação de serviços, tinha como um dos sócios o genro do parlamentar. Com a quebra do sigilo bancário da empresa, foi identificada também a transferência de valores próximos à eleição de 2012, oriundos de entidade sindical relacionada ao parlamentar investigado e não declarada em sua campanha.

Além disso, foi constatada a existência de diversas operações financeiras que se enquadram em tipologias da lavagem de dinheiro, em especial o fracionamento de operações financeiras.