Prédio da UERN em Caicó será utilizado no combate ao coronavírus

Com a autorização do Conselho Diretor, a universidade poderá firmar parceria com o Hospital Regional de Caicó para a Cessão de Uso do Imóvel — Foto: Reprodução

Foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira (22), no Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), a autorização da utilização do imóvel onde funcionam as Clínicas Odontológicas do Departamento de Odontologia do Campus Caicó, por tempo determinado, pelo Hospital Regional Telecila Freitas Fontes no enfrentamento à Covid-19 no Seridó.

O imóvel passará a funcionar como sede do Centro de Acolhimento e Orientação Familiar e Comunitária, bem como espaço para guarda de material hospitalar. O objetivo é instituir um espaço que propicie o devido acolhimento aos familiares e à comunidade voltados aos esclarecimentos de dúvidas e prestação de orientações e escuta profissional qualificada, seja por meio de mídias sociais, contato telefônico e/ou atendimento individualizado presencial.

Segundo a diretora do hospital, Maura Sobreiro, com a criação e implantação do Centro de Acolhimento e Orientação Familiar e Comunitária, se demonstra o cuidado e o zelo os quais tanto o Hospital quanto a UERN tem para com a geração das condições essenciais ao desenvolvimento de uma linha assistencial aos familiares dos pacientes internos, e a comunidade com dignidade e garantia dos direitos dos usuários do SUS, mesmo em um período de pandemia de importância internacional.

O Hospital Regional do Seridó é o hospital público com o maior número de leitos para a Covid-19 no Rio Grande do Norte, atendendo usuários de todo o Estado. “Juntamente com o trabalho com as Universidades, nós temos realizado um trabalho diferenciado quanto ao acompanhamento dos familiares desses pacientes que são acolhidos no nosso serviço. São pacientes que estão no contexto de isolamento, não é permitido acompanhante, mas nós precisamos garantir a informação oportuna a essas famílias”, argumentou a diretora geral do hospital, Maura Sobreira, que é também professora da UERN.

Ainda segundo Maura, a Universidade tem desenvolvido um trabalho relevante ao enfrentamento ao Covid 19 no Seridó. “Hoje a normativa técnica que orienta as informações a pacientes com Covid foi construído pela UERN, e esse material é referência para o Estado inteiro. Nossa gratidão à UERN pelo papel nesse contexto da pandemia”, afirmou a diretora.

“A UERN tem feito trabalhos excelentes em parceria com o Hospital Regional do Seridó. O acolhimento e a Atenção básica com envolvimento dos três cursos”, avaliou a professora Shirlene Mafra, diretora do Campus de Caicó.

O reitor Pedro Fernandes parabenizou a professora Maura e a professora Shirlene pelo trabalho desenvolvido no enfrentamento ao novo coronavírus, assim como a Comunidade Acadêmica do Campus de Caicó. “São essas situações que mostram as pessoas determinadas e que querem fazer a diferença em relação a todos”, afirmou.

Com a autorização do Conselho Diretor, a universidade poderá firmar parceria com o Hospital Regional de Caicó para a Cessão de Uso do Imóvel. O prazo de vigência será de noventa dias, podendo ser prorrogado por igual período ou enquanto durar a situação de importância internacional de pandemia decorrente do novo coronavírus.