MPF instaura inquérito para apurar compra dos equipamentos pelo Consórcio Nordeste

Polícia Civil fez operação contra empresa que deixou de entregar respiradores a estados do Nordeste — Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia

Por G1 BA — O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar se houve improbidade administrativa no contrato firmado entre o Consórcio Nordeste e a empresa Hempcare, investigada por vender e não entregar 300 respiradores ao Consórcio.

A portaria, do procurador da república Fernando Túlio da Silva, foi publicada no diário eletrônico do MPF de terça-feira (9).

A empresa Hempcare foi alvo da Operação Ragnarok no início deste mês de junho após vender os respiradores por R$ 48,7 milhões. A empresa não entregou os equipamentos, nem devolveu o dinheiro. Outra empresa, a Biogeoenergy também é alvo de investigações, que mesmo após a operação, continuam.

Os donos da Hempcare, Cristiana Prestes, e Luiz Henrique Ramos, além do diretor da Bioenergy, Paulo de Tarso Carlos, chegaram a ser presos no início desse mês, mas foram soltos após cumprirem prisão temporária de cinco dias.

A portaria, do procurador da república Fernando Túlio da Silva, foi publicada no diário eletrônico do MPF — Foto: TV Bahia

Operação

Cristiana Prestes, Luiz Henrique Ramos e Paulo de Tarso Carlos foram presos na manhã o dia 1º de junho durante uma operação da Polícia Civil da Bahia.

Além das prisões, a operação Ragnarok cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Araraquara (SP).

Cristiana Prestes, Luiz Henrique Ramos foram presos em um hotel. Já Paulo Tarso, no Rio de Janeiro.

A polícia informou que o grupo alvo da ação é especializado em estelionato, através de fraude na venda de equipamentos hospitalares. A empresa alvo da ação se apresentava como revendedor dos produtos.

Em Araraquara, em São Paulo, a Polícia Civil local cumpriu mandado de busca e apreensão. As buscas foram feitas na empresa Biogeoenergy, que é do mesmo grupo da Hempcare, e no apartamento do diretor da empresa, no bairro do Morumbi, em Araraquara.

Foram apreendidos documentos e um veículo. O diretor da empresa anunciou na última semana o início da fabricação de mais de quatro mil respiradores em Araraquara e Feira de Santana.

A Justiça já havia determinado o bloqueio dos bens da empresa Hempcare, que deixou de entregar os respiradores. A decisão ocorreu após uma ação aberta pelo Consórcio.

No Diário Oficial do Estado da Bahia, no dia 29 de maio, representando o Consórcio Nordeste, o governador do estado, Rui Costa instaurou processo administrativo com a finalidade de apurar irregularidades praticadas pela empresa Hempcare, com sede em São Paulo.

No documento, consta a informação de que a empresa foi contratada pelo Consórcio Nordeste em 8 de abril de 2020, e que inquérito foi aberto por haver indícios de descumprimento das obrigações contratuais, mediante a inexecução contratual. Os indícios de irregularidades não foram detalhados no documento.