Vivaldo Costa usa as redes sociais para lembrar e prestar homenagem a Frei Damião

No registro, uma das visitas de Frei Damião ao Hospital do Seridó, sendo recebido por Vivaldo Costa — Foto: Reprodução

O deputado Vivaldo Costa foi as suas redes sociais neste domingo, dia 31, para prestar uma homenagem póstuma a Frei Damião. O religioso católico nasceu em Bozzano, na Província de Lucca, na Itália, no dia 05 de novembro de 1898. Foi batizado com o nome de Pio Gionnotti. Aos 17 anos recebeu os votos religiosos, passando a ser chamado de Frei Damião de Bozzano.

Em 1931, Frei Damião foi enviado ao Brasil chegando no dia 17 de junho com a missão de evangelizar. Durante 66 anos peregrinou por diversas cidades do Nordeste Brasileiro levando a evangelização. Depois de ser acometido por um AVC, Frei Damião faleceu no Recife (PE), no dia 31 de maio de 1997, após permanecer 19 dias em coma no Real Hospital Português. Um pedido de canonização do frei foi aberto em 2013.

Homenagem póstuma a Frei Damião

Quem me conhece sabe o respeito e devoção que tenho e sempre tive ao meu “padim” Frei Damião. O andarilho que pregava o amor e a esperança pelo Nordeste encantou-se no dia 31 de Maio, data que celebramos a coração de Nossa Senhora, há 23 anos. Assim, não podemos esquecer seu legado, sua mensagem de amor e esperança espalhados nas grandes e pequenas cidades que passou.

Tive a alegria de desfrutar de momentos importantes nas suas missões pelo nosso sertão. E sempre nas minhas aflições, lembro-me e peço sua benção. Como diz a música: “Frei Damião, meu bom Frei Damião, eu sou nordestino, eu estou pedindo a sua benção”.

Vivaldo Costa
Deputado Estadual