Assembleia cria Comitê de Servidores para prevenção e combate à Covid-19

As reuniões acontecerão de forma remota e caberá ao Comitê coordenar estratégias de atuação — Foto: Assessoria/ALRN

Por ato da Mesa Diretora da Casa, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte criou o Comitê de Servidores para prevenção e combate à Covid-19, que será coordenado pela Diretoria de Políticas Complementares e composto por representantes das diretorias, gabinetes parlamentares, coordenações e setores.

As reuniões acontecerão de forma remota, assim como está sendo com as sessões plenárias e comissões e caberá ao Comitê coordenar estratégias de atuação da Assembleia Legislativa em alinhamento com as definições constantes das diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Comissões de Saúde da Casa quanto à prevenção e ao combate à Covid-19.

“Considerando que ainda são incertos os desdobramentos da pandemia da Covid-19 após este primeiro surto, se torna necessária a adoção de medidas cautelares no sentido de minimizar os potenciais riscos de contaminação e disseminação do vírus num retorno às atividades presenciais”, afirma o diretor de Políticas Complementares da ALRN, Ricardo Fonseca.

Tendo em vista a perspectiva da gradual redução do confinamento e do consequente retorno das atividades desta Casa, em caráter presencial, a equipe irá elaborar o plano de retomada às atividades laborais da Assembleia Legislativa. “Estamos trabalhando para minimizar os impactos negativos da pandemia decorrente da Covid-19. Todas as ações realizadas são no sentindo de trazer segurança e tranquilidade para os deputados e servidores da Assembleia Legislativa do RN”, comenta o Coordenador de Gestão de Pessoas, Thyago Cortez.

O Comitê irá propor medidas preventivas para evitar disseminação do novo coronavírus na ALRN, sugerindo regras e procedimentos a serem adotados. “Determinamos à equipe do comitê que monitore a saúde dos servidores, também a limpeza e a higienização da sede e anexos da Assembleia, conforme os protocolos de biossegurança. Junto à diretoria administrativa, os servidores também serão orientados em relação ao uso dos equipamentos de proteção individual e utilização no dia a dia. Estamos todos unidos no combate ao coronavírus”, comenta o diretor geral da ALRN, Augusto Viveiros.

Outra atribuição será a notificação de casos de Síndrome Gripal através do eSUS VE. O Comitê também é quem será o responsável pela divulgação dos protocolos de biossegurança através de oficinas, panfletos, banners, comunicação via intranet, TVs internas, TV Assembleia, e-mail e redes sociais do Legislativo do RN. As ações podem ser acompanhadas no @assembleiarn e no al.rn.leg.br.