Terças Clássicas ao Vivo com o Maestro divulga resultado do “Concurso Jovens Solistas OSRN” durante live nesta terça-feira

Etapa Estadual tem sete finalistas e público pode votar através do site da Orquestra — Foto: Reprodução

O “Concurso Jovens Solistas OSRN”, que faz parte do Projeto Movimento Sinfônico, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, com direção artística do Maestro Linus Lerner e produção da Mapa Realizações Culturais divulga o resultado amanhã (26) durante apresentação do Terças Clássicas ao Vivo com o Maestro, a partir das 20h através dos canais do YouTube e Facebook. O público pode votar pelo site www.osrn.com.br a partir das 9h desta terça.

O concurso possui duas etapas: Estadual e Nacional. A primeira etapa teve inscrições abertas até a última sexta-feira (22), obtendo 18 inscritos, aos quais 12 estavam habilitados, seguindo todo o regulamento, a exemplo de ser natural no Rio Grande do Norte, para instrumentistas de 12 a 28 anos, e cantores e cantoras entre 12 a 30 anos, e ainda no caso de cantores (as) que enviassem árias de Ópera. Mediante condicionamento, a Comissão Avaliadora, composta pela Direção Artística e Chefes de Naipe da OSRN, analisou os vídeos enviados pelos 12 inscritos habilitados e aprovou sete candidatos para concorrer a final, sendo eles: Artêmio Monteiro (Clarineta) – Pau dos Ferros; Diego Paixão (Violoncelo) – Natal; Fábio Marques (Flauta Transversal) – Natal; Joelson Temoteo (Clarineta) – Natal; Jônatas Souza (Canto) – Natal; Nathan Neuman (Violino) – Natal e Tiago Ferreira (Piano) – Natal.

O (A) vencedor (a) recebe certificado e prêmio de R$ 1.000,00 mil reais, repassados dentro do sistema de pagamentos autorizados pela Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. Já a segunda etapa, nacional, é em junho. A premiação será de R$ 3.000,00 reais, mais o certificado, no mesmo sistema da etapa estadual.

A programação para a temporada 2020 estava prevista para os moldes padrão, contudo, mediante o cenário de Pandemia fez-se nascer a versão online das apresentações, tendo sido realizada já duas edições: Homenagem aos 180 anos de Tchaikovsky, em março e Homenagem ao Maestro Duda, em abril. Com a finalidade de integrar outras demandas do Movimento Sinfônico, o Concurso Jovens Solistas OSRN visa incentivar os jovens instrumentistas potiguares e brasileiros que tenham entre 12 a 28 anos e cantores de 12 a 30 anos. E também tem o intuito de alcançar as metas estabelecidas no projeto, em especial os pontos traçados em consonância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 tem patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Wish Natal Exclusive Resort, Galeria Fernando Chiriboga, Lado A Design, G7 Comunicação, Inter TV e dos Restaurantes: Camarões, Tábua de Carne, La Cachette e Poti Restaurante.

Terças Clássicas Ao Vivo com o Maestro – Concurso Jovens Solistas OSRN

Quando: 26 de maio

Horário: 20h

Programa: Concurso Jovens Solistas OSRN – Etapa Estadual

Onde: Transmissão ao vivo nas páginas oficiais da OSRN
Facebook https://www.facebook.com/rnsinfonica/
YouTube https://www.youtube.com/results?search_query=osrn

Votação disponível dia 26 (terça-feira), a partir das 9h, pelo site www.osrn.com.br.