Grande Natal tem 96% dos leitos da rede pública ocupados

Além disso, 20 pessoas estão na fila à espera de um leito de UTI. — Foto: SESAP/Divulgação

Por G1 RN — A Região Metropolitana de Natal tem 96% dos leitos da rede pública ocupados. Os dados estão na plataforma Regula RN, que monitora ao vivo a ocupação dos hospitais do estado, e foram consultados às 19h30 desta sexta-feira (22). A região Oeste também tem número elevado: são 91,3% dos leitos críticos e clínicos ocupados, enquanto o Seridó tem 47,1%.

A situação é preocupante, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), e significa que o sistema de saúde pode estar próximo de um colapso.

“Estamos abrindo leitos, mas se não aumentar o isolamento social, vamos chegar ao colapso em breve. A sociedade tem que fazer valer os decretos e as orientações. Cada um é responsável por isso. A administração pública pode fazer muita coisa e está fazendo, mas, efetivamente, quem faz acontecer o isolamento é cada um de nós”, falou Petrônio Spinelli, secretário adjunto de saúde.

A fila da regulação – que representa as pessoas que estão aguardando internação em leitos específicos para Covid-19 – tem 20 pacientes com prioridade 1 (UTI), 14 com prioridade 2 (semi-uti) e 49 pessoas com prioridade 3 (enfermaria e estabilização). Os dados também estão na plataforma Regula RN e foram consultados às 19h30 desta sexta-feira.

De acordo com o boletim da Sesap desta sexta-feira (22), o estado tem atualmente 420 pessoas internadas, entre casos confirmados e suspeitos de coronavírus.

Mossoró recebeu na quinta-feira mais 14 leitos de UTI com respiradores na rede pública – 2 são de estabilização e 12 são clínicos.